Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

4 carreiras de tecnologia promissoras que vão além da programação

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Outubro de 2022 às 22h40

Link copiado!

Pexels/cottonbro
Pexels/cottonbro

O mercado de tecnologia segue em amplo crescimento no Brasil e ao redor do mundo. Segundo um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), os investimentos no setor devem totalizar mais de R$ 345 bilhões até o final deste ano. A pesquisa ainda prevê a criação de cerca de 780 mil vagas na área tecnológica até 2025.

Muito se fala sobre programação e a importância dos desenvolvedores, mas outras posições também são fundamentais para o setor e podem proporcionar carreiras promissoras. CIO do Grupo FCamara e host do Podcast Orange Juice, Joel Backschat, separou outros cargos para inspirar quem planeja fazer carreira na área de tecnologia.

Confira quatro cargos em tecnologia para pensar além da programação, a seguir;

Continua após a publicidade

1. Segurança da Informação

Diante de um cenário expressivo de vazamentos e ataques cibernéticos, a segurança de dados é uma área promissora e cada vez mais necessária para empresas de todos os portes. Segundo o CIO, o profissional de segurança da informação tem como responsabilidade assegurar a confidencialidade dos dados e garantir que sejam acessados apenas por pessoas autorizadas.

Joel explica que o trabalho envolve manutenção e atualização de sistemas, adoção de ferramentas de proteção, monitoramento de fluxo de redes para identificar vulnerabilidades, administração de sistemas e recursos, entre outros requisitos.

Continua após a publicidade

2. Scrum Master

O profissional em questão é mestre na metodologia de desenvolvimento de softwares, Scrum. Sua função principal é liderar a equipe, orientar e apoiar os membros, facilitando a comunicação e colaboração entre eles.

Segundo o executivo, Scrum Master fica responsável por garantir que seu time entenda os princípios da metodologia Scrum, potencializando o trabalho da equipe e da empresa como um todo. Por isso, é desejável que ele tenha boas habilidades de comunicação e proatividade

3. Product Owner

Continua após a publicidade

O Product Owner representa os usuários do produto e atua para que ele seja o mais satisfatório possível, sem deixar de atender ao orçamento e aos interesses da organização. Ele também faz parte da equipe Scrum, mas com o papel de obter o valor máximo para uma solução gerada na empresa.

“Esse profissional define prioridades, acompanha os processos, interage com o time para tirar dúvidas e cuida para que o ciclo de desenvolvimento do produto transcorra de forma rápida e econômica, porém eficaz e sem descuidar da qualidade, até porque é ele quem defende o interesse do usuário e busca uma experiência positiva nesse sentido. Ele também costuma ser incumbido do portfólio de produtos da organização”, comenta Joel.

4. Quality Assurance (QA)

A principal responsabilidade do QA é garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto ou serviço. O profissional deve fazer uma avaliação de acordo com as exigências do cliente e com requisitos técnicos estabelecidos para prevenir falhas e não conformidades.

Continua após a publicidade

Segundo o CIO, é preciso avaliar aspectos como segurança e credibilidade no desenvolvimento de software, através de testes alinhados às estratégias de negócio e aos requisitos que devem ser cumpridos.