Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 cursos de tecnologia mais procurados por brasileiros

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Outubro de 2022 às 22h00

Link copiado!

Pexels/Fox
Pexels/Fox

Um estudo da Brasscom prevê a criação de cerca de 780 mil vagas na área tecnológica até 2025. A estimativa de crescimento do setor tem levado profissionais de diversos setores a migrar da sua área de atuação, em busca de novos conhecimentos ou de oportunidades de emprego.

Visando entender quais formações têm mais adesão na hora de estudar tecnologia, a Alura, comunidade de ensino online, fez um levantamento dos cursos de tecnologia para iniciantes mais procurados da sua plataforma. Os dados são do período de janeiro a junho de 2022.

Continua após a publicidade

10 cursos de tecnologia mais procurados por brasileiros

Confira a lista dos top 10 cursos da Alura e seus respectivos números de matriculados, a seguir;

  1. HTML e CSS (86 mil);
  2. Java Script (52 mil);
  3. Java (49 mil);
  4. Lógica de Programação (44 mil);
  5. Phyton (43 mil);
  6. PHP (17 mil);
  7. Angular (14 mil);
  8. Java para Web (12 mil);
  9. Computação (12 mil);
  10. C# (11 mil).

O destaque vai para o curso de "HTML e CSS", sendo de longe o curso mais realizado na plataforma, com mais de 86 mil matriculados. Segundo dados da plataforma, em comparação ao mesmo período em 2021, houve um crescimento de 18% na adesão.

Continua após a publicidade

Para Ricardo Bugan, Líder de Produto do Grupo Alura, é interessante observar a movimentação ano a ano, visto que muitos cursos estão presentes em ambos os rankings — fator que aponta o interesse do mercado em profissionais com essas expertises.

"No caso do HTMLL e CSS, são estudos que se complementam e são mais introdutórios, geralmente buscados por pessoas que estão dando seus primeiros passos em tecnologia. Enquanto HTML é o código utilizado para estruturar uma página web e seus respectivos conteúdos, o CSS promove toda uma flexibilização para deixar o processo de ajustes e elementos visuais mais simples e fácil", explica.

Foco em programação

Os dados do levantamento ainda demonstram a forte presença de qualificações relacionadas a Java, a língua de programação mais utilizada no mundo por desenvolvedores de software, segundo um índice da TIOBE Programming Community.

Continua após a publicidade

Dentre os cursos da Alura, destacam-se: Certificação Java, Java API, Java & Persistência, Testes em Java e Boas Práticas em Java. Para Bugan, não é por acaso que a linguagem se mantém sólida por décadas: "Java é uma das linguagens de programação mais versáteis do mundo, pois pode ser incorporada em diversas demandas de mercado".

"Dominar essa linguagem é importante para qualquer profissional da área de desenvolvimento, além das diversas oportunidades disponíveis no mercado de trabalho”, pontua.

As buscas não param nos iniciantes. Conforme demonstram as informações da plataforma, cursos avançados, como React, Kafka, SRE, Microsserviços, Business Intelligence e Kotlin estão nas metas de estudo dos programadores.

“Mesmo com o certo nível de complexidade, React, por exemplo, continua sendo uma das melhores opções para atuar no Front-End e aplicações web, o que explica uma maior busca por esse tipo de formação aqui na Alura”, finaliza Bugan.