Publicidade

Xbox ou PS5? Especialistas elegem o console de 2020 no 4º Prêmio Canaltech

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Março de 2021 às 13h30

Link copiado!

Xbox ou PS5? Especialistas elegem o console de 2020 no 4º Prêmio Canaltech
Xbox ou PS5? Especialistas elegem o console de 2020 no 4º Prêmio Canaltech

Já é tradição e todo ano o Canaltech premia os melhores produtos, serviços, marcas e jogos com a sua ajuda, caro leitor, e de um júri técnico formado por jornalistas e especialistas no mercado de tecnologia. E como este 4º Prêmio Canaltech também marca o ano de lançamento de uma nova geração de videogames, também premiamos o Console do Ano.

Três competidores disputaram a categoria, exclusivamente técnica devido à escassez de consoles no mercado: Xbox Series S, Xbox Series X e PlayStation 5. O páreo foi acirrado, principalmente porque os consoles têm propostas bastante distintas.

O Xbox Series S, por exemplo, é uma espécie de milagre fruto de muito trabalho de arquitetura e engenharia de computadores. Pequenino, o console é a oferta da Microsoft para atender ao público que quer sair das gerações passadas para desfrutar de benefícios como Game Pass, retrocompatibilidade e gráficos atuais gastando o mínimo possível. O Canaltech até publicou uma matéria especial explicando todos os detalhes de como isso foi feito, mas não foi desta vez que o aparelho levou o prêmio de Console do Ano.

Continua após a publicidade

Se de um lado o Xbox Series S aposta na economia para atrair um público específico, do outro o Xbox Series X aposta em força bruta para conquistar o outro extremo do espectro gamer. Tudo no console da Microsoft é superlativo: são 12 TFLOPs de poder de fogo, 16 GB de memória GDDR6, processador de 8 núcleos a 3,8 GHz e SSD NVMe de 1 TB de capacidade e 4,8 GB/s de velocidade. Não a toa o videogame é considerado o "mais poderoso" da atual geração. Mas um grande "porém": os exclusivos — ou a falta deles. Talvez por isso ele não tenha conseguido levar para casa o prêmio de Console do Ano.

Continua após a publicidade

E finalmente chegamos ao PlayStation 5, eleito pelo júri técnico do 4º Prêmio Canaltech como o Melhor Console do ano. Apesar de ter dividido opiniões por causa de seu visual futurista e dimensões agigantadas, o videogame da Sony conseguiu equilibrar na medida certa inovações com especificações técnicas e, sobretudo, títulos exclusivos.

Desde a engenharia e arquitetura até recursos que impactam diretamente a experiência de gameplay, em absolutamente todos os aspectos o aparelho apresenta algum grau de evolução em relação ao PlayStation 4. Nesse sentido, o que mais chama a atenção no PlayStation 5 são seus tempos de carregamento extremamente baixos e os chamados gatilhos adaptáveis e feedback háptico, dois recursos exclusivos do videogame implementados no DualSense que contribuem para a imersão completa na gameplay.

Em matéria de jogos, o PS5 foi lançado com um lineup curto, porém respeitoso, de jogos exclusivos, incluindo Marvel's Spider-Man: Miles Morales, Astro's Playroom, Sackboy: Uma Grande Aventura e Demon's Souls. Não é muito, é verdade, mas pareceu suficiente diante da falta de títulos do tipo na concorrência.

Continua após a publicidade

Por equilibrar bem todos esses aspectos e conseguir proporcionar um gostinho de nova geração de verdade, o PlayStation 5 é o Console do Ano do 4º Prêmio Canaltech.