Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5º Prêmio Canaltech: Apple se mantém como marca de smartphone mais desejada

Por| 16 de Março de 2022 às 10h00

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Apple

A 5ª edição do Prêmio Canaltech teve seus resultados divulgados após a votação acirrada que rolou nos últimos meses, e chegou a hora de comentar quais foram as marcas favoritas do público em 2021. Na categoria Marca de Smartphone Mais Desejada tivemos nada menos que 140.833 votos, e pelo quinto ano consecutivo a Apple se firmou com larga vantagem como a marca que mais faz os olhos dos nossos leitores brilharem, arrematando quase 80 mil votos.

2021 foi, de fato, um grande ano para a Apple. Após precisar adiar o lançamento da linha iPhone 12 pelos problemas de produção causados pela crise de covid-19 em 2020, a marca voltou ao seu cronograma original e apresentou a linha iPhone 13 em setembro de 2021, trazendo mudanças importantes que tornaram toda a família mais próxima e corrigiram problemas encontrados em seus antecessores.

Isso permitiu que a Apple seguisse no topo da lista de sonho de consumo dos leitores do Canaltech, assumindo para si 79.011 votos (56,10% do total) contra 25.807 votos da Samsung (18,32%) e 24.050 votos da Xiaomi (17,08%). Impressiona a distância da empresa de Tim Cook frente as rivais, com mais que o triplo dos votos da segunda colocada, o que mostra seu sucesso em transformar o iPhone em um item de luxo a ser desejado por boa parte dos consumidores.

Continua após a publicidade

iPhone 13 com novo visual

Um dos grandes pontos que pode ter sido responsável por manter a Apple no topo foi a renovação visual feita com a linha iPhone 13. Todos os modelos apresentaram uma redução no tamanho do notch em relação ao que vinha sendo usado desde o iPhone X, lançado em 2017. Ainda é uma intromissão muito maior na tela em comparação com rivais Android, mas já ajuda a diferenciar a nova geração de celulares da Apple, sendo possível perceber de longe que se trata de um iPhone 13.

Além disso, os modelos iPhone 13 e iPhone 13 Mini ganharam um novo arranjo de câmeras alinhado na diagonal, o que também ajuda a diferenciá-los em relação aos iPhone 12 e iPhone 12 Mini. Por fim, todos os quatro aparelhos ganharam módulos de câmeras maiores que se destacam mais na parte traseira, buscando deixar claro o avanço neste ponto feito pela Apple.

Continua após a publicidade

Mais performance e autonomia de bateria

Outro ponto que pode ter ajudado a Apple a se firmar como marca mais desejada de smartphones em 2021 foi a performance sem precedentes — ou concorrentes — do chipset A15 Bionic. A nova plataforma proprietária da marca apresentou saltos considerados discretos em relação ao A14 Bionic presente na linha iPhone 12, muito por ter sido mantido o processo de fabricação em 5 nm, mas já foi suficiente para aumentar ainda mais a distância frente aos rivais do mundo Android, não tendo sido sequer igualada mesmo por chipsets apresentados meses depois.

Além do novo nível de desempenho, a plataforma ajudou a marca a melhorar a autonomia da bateria de seus novos celulares, sendo esse um dos pontos de maiores críticas em relação aos modelos de 2020 — em especial ao iPhone 12 Mini. Os aparelhos tiveram também um aumento no tanque que os deixou mais pesados e gordinhos, mas pelo visto foi uma troca que agradou a maioria.

Continua após a publicidade

Melhores câmeras para todos

Um ponto que desapontou muita gente na linha iPhone 12 foi a exclusividade da tecnologia Sensor-Shift no iPhone 12 Pro Max, tornando necessário desembolsar um valor bem alto e estar disposto a usar um celular de dimensões consideráveis para poder aproveitar da tecnologia de estabilização de imagem por deslocamento de sensor. Na linha iPhone 13 isso não existe mais, e todos os quatro modelos chegam com a novidade.

Além disso, por mais que tenham sido mantidos sensores de 12 MP, os aparelhos contam com componentes mais robustos que permitem captação de até 2,2x mais luz, enquanto os modelos Pro contam com o diferencial da fotografia macro, que permite fotografar a apenas 2 cm de distância dos objetos.

Continua após a publicidade

Com todos esses fatores, junto ao aumento de preço de vários concorrentes Android, não é de se estranhar que muita gente tenha desejado os produtos da Apple em 2021.

Para conferir todos os vencedores da 5ª edição do Prêmio Canaltech, é só acessar o site da premiação, clicando aqui.