Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony ZV-1F promete ser a "evolução do smartphone" para vloggers

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Outubro de 2022 às 07h44

Link copiado!

Sony
Sony
Tudo sobre Sony

A Sony anunciou nesta quinta-feira (13) a ZV-1F, mais nova câmera desenvolvida para vloggers profissionais e entusiastas. A novidade se destaca por estrear como uma versão revisada mais acessível da ZV-1 anunciada no início do ano, apresentando um misto de evoluções importantes com alguns downgrades.

A nova Sony ZV-1F chega trazendo o mesmo sensor Exmor de 20,1 MP com tamanho equivalente a 1 polegada da ZV-1 original, primeiro ponto a torná-la uma opção mais interessante frente a smartphones — graças ao grande sensor, a câmera aplica um efeito bokeh de desfoque do fundo mais intenso e natural, sem depender de software.

A primeira mudança acontece nas lentes, agora com distância focal de 20 mm, contra a faixa de 24 mm a 70mm do modelo antigo, o que proporciona maior campo de visão. Em contrapartida, os usuários não terão acesso a zoom, e terão de lidar com uma abertura máxima de f/2.0, o que deve dificultar os registros em ambientes pouco iluminados.

Continua após a publicidade

O lançamento é capaz de realizar gravações em 4K a 30 FPS, ou em 1080P a 120 FPS, ambos em 8-bit, além de comportar a gravação de time lapse em 60x com resolução HD. Outra novidade curiosa, que busca contornar o campo de visão mais amplo, é o modo "product showcase".

Com ele, a ZV-1F trabalha para manter o foco em um produto ou outro objeto posicionado na frente das lentes, facilitando a captura de fotos e vídeos. Por outro lado, é também nesse aspecto onde está o segundo downgrade: o foco automático atua apenas com detecção de contraste, em vez de detecção de fase.

Continua após a publicidade

Além de mais recente, o segundo método de foco é mais preciso e está presente em praticamente todas as câmeras da Sony, o que torna sua ausência no lançamento desanimadora. Fora isso, não há estabilização óptica — o dispositivo cropa o sensor em 1,23x, transformando a distância focal em 25 mm, para empregar estabilização eletrônica.

A Sony ZV-1F apresenta algumas características que reforçam o desejo da Sony de atrair vloggers que utilizam o smartphone, incluindo a possibilidade de interagir com a novidade totalmente por toques na tela, e a função de registrar vídeos curtos de 15, 30 ou 60 segundos, ideais para redes sociais como Snapchat e TikTok.

No mais, a nova câmera da Sony possui microfone embutido com isolamento de voz e proteção para reduzir interferência do vento, slot para cartões SD UHS-I, indicador frontal de status de gravação, ISO de 125 a 12.800 e peso de 256 gramas, não sendo tão mais pesada quando comparada a um celular convencional.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

A Sony ZV-1F começa a ser vendida no exterior a partir de 24 de outubro, com preço sugerido de US$ 500, ou algo em torno de R$ 2.640, em conversão direta e sem impostos. Vale lembrar que a companhia voltou a distribuir câmeras e outros acessórios no Brasil, mesmo que via importação com o apoio de uma distribuidora, mas ainda não se sabe se a ZV-1F será trazida para o mercado nacional.

Fonte: TechRadar, Engadget