Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony apresenta primeiro sensor fotográfico de 48 megapixels para smartphones

Por| 23 de Julho de 2018 às 10h38

Link copiado!

Sony apresenta primeiro sensor fotográfico de 48 megapixels para smartphones
Sony apresenta primeiro sensor fotográfico de 48 megapixels para smartphones
Tudo sobre Sony

A Sony apresentou nesta segunda-feira (23), no Japão, o que afirma ser o primeiro sensor fotográfico de 48 megapixels do mundo voltado exclusivamente para smartphones. A promessa da marca com o componente é de entregar imagens melhores do que as obtidas por muitas câmeras profissionais, além do uso de sistemas que otimizam a captura de cenas de pouca luz, reduzindo o nível de ruído e aumentando a fidelidade das cores durante a noite.

Com tamanho físico diagonal de apenas 8 mm, o IMX586 possui um sistema que reúne quatro pixels em um, de forma a melhorar a qualidade de imagens produzidas durante a noite. Isso significa que, durante situações de pouca luz, os 48 megapixels disponibilizados pelo sensor podem ser reduzidos para 12 MP, mas gerando uma fotografia superior em termos de cores, com melhor fidelidade visual, luzes mais vivas e, principalmente, bem menos ruído. É uma tecnologia que a Sony chamou de “Quad Bayer”.

Com ela, afirma a companhia, a fidelidade visual em situações de pouca luz é maior do que até mesmo a vista em dispositivos como o Pixel ou os da Huawei, que também possuem uma tecnologia própria de fusão de pixels. E tudo isso com uma contagem de microns menor, com 0,8 no sensor da Sony contra 1,4 micrômetros no smartphone da Google, por exemplo.

Continua após a publicidade

Fora da escuridão, a tecnologia de otimização atua em outras frentes melhorando o processamento de imagens para gerar um alcance dinâmico que promete ser quatro vezes maior que o da concorrência e também uma redução no tempo de registro das imagens. Quando unidos aos sistemas de otimização de software dos próprios sistemas operacionais e também de exclusividade das marcas, a expectativa é de ver aparelhos com o IMX586 figurando como os melhores do mercado em termos de câmera e qualidade.

Além das fotos, os produtores de conteúdo em vídeo também têm motivos para olhar com atenção os dispositivos com o componente, já que ele promete entregar gravações em resolução 4K, com 4096 x 2160 pixels, a 90 quadros por segundo. Caso o usuário prefira o já tradicional 1080p, poderá registrar imagens de 1920 x 1080 pixels a impressionantes 240 fps.

A Sony é hoje uma das líderes mundiais quando o assunto são os sensores fotográficos para dispositivos móveis. Mais do que isso, é esse o segmento responsável por boa parte dos números positivos que a empresa vem acumulando ao longo dos últimos anos. O novo sensor, em si, já é parte de um investimento de US$ 8 bilhões na criação de novas tecnologias nesse segmento, anunciado pela diretoria da empresa no início de 2018.

A expectativa é colocar o IMX586 em aparelhos que chegam às lojas ainda neste ano. As primeiras unidades do sensor devem estar disponíveis em setembro, mas, se seguir sua abordagem anterior, a Sony deve reservar os primeiros lotes do componente exclusivamente para seus próprios dispositivos – ou seja, espere a tecnologia chegando primeiro à linha Xperia XZ, os smartphones de topo de linha da marca. Sendo assim, uma disponibilização mais abrangente deve acontecer a partir do começo do ano que vem.

Continua após a publicidade

Fonte: Sony