Zoom óptico e zoom digital: entenda as diferenças

Por Caroline Hecke | 28 de Maio de 2014 às 09h43
photo_camera Divulgação

Câmeras digitais contam com duas opções para a aproximação de objetos: o zoom óptico e o zoom digital. Mas você já conhece as diferenças entre as duas opções? Se você ainda não entende o que cada tipo de zoom faz, vai descobrir agora qual é a melhor opção de aproximação, o que priorizar na hora de investir em uma nova câmera e na hora de fazer os cliques!

Diferenças básicas

Nas câmeras analógicas (aquelas com filmes), o único zoom permitido é o de aproximação da própria lente. Conforme o conjunto de lentes escolhidos (ou fixos do equipamento), é possível fechar mais a cena em um só assunto sem a necessidade de aproximar-se do objeto.

Esse é o zoom óptico: formado pela sobreposição de lentes de vidro dentro do próprio equipamento. Esse tipo de aproximação é bastante fiel à realidade, já que minimiza qualquer tipo de distorção.

Caroline Hecke

A primeira imagem foi feita com o zoom analógico, enquanto a segunda utilizou com o zoom digital. É possível ver nítidamente a diminuição de qualidade na segunda fotografia (Imagem: Caroline Hecke)

Já o zoom digital passou a aparecer no mercado juntamente com as câmeras digitais. Nesse caso, um software dentro da câmera simula a aproximação óptica, criando uma imagem mais aproximada do objeto sem a necessidade do ajuste de lentes.

Essa simulação é feita com a simples aproximação da imagem, ou seja, as chances de que essa imagem tenha distorções são muito maiores. Isso faz com que as imagens tenham menos qualidade do que quando a imagem é feita sem qualquer zoom ou com o zoom óptico.

Vantagens e desvantagens

O zoom vira pauta quando a conversa trata de câmeras portáteis ou semi-profissionais (clique aqui para entender a diferença). Nas DSLRs, o fotógrafo seleciona as lentes com as quais quer trabalhar, determinando o nível de aproximação óptico com o jogo de lentes. Dessa forma o zoom digital não é utilizado.

cameras

Superzoom e compacta: cada uma prioriza um tipo diferente de zoom (Imagem: Divulgação/Canon)

Já as câmeras mais simples contam com o zoom digital para suprir a falta de lentes com maior poder de aproximação. No caso das câmeras superzoom, o zoom óptico é priorizado, o que garante mais qualidade na hora de aproximar as imagens, já que o sensor é usado em sua totalidade.

Em contrapartida, as câmeras com zoom óptico contam com valor de venda mais alto, o que torna esses equipamentos menos atraentes para quem não exige muito na hora de fotografar.

O que avaliar na hora da compra

Se você pretende apenas fazer registros de situações comuns do dia a dia, como reuniões familiares, você não precisa se preocupar com o zoom. Uma câmera com zoom óptico e maior poder de aproximação pode até mesmo ser incômoda por ter peso e tamanho maiores. Nesse caso, o zoom digital pode servir como quebra-galho na hora de aproximar uma imagem especificamente.

Mas, se você gosta de registrar detalhes em viagens ou é fã de programas como a visita a zoológicos, invista mais em uma câmera que permita uma maior aproximação. Você provavelmente vai precisar de um equipamento que fotografe locais de difícil acesso, o que acaba valendo o investimento maior na hora da compra. Se esse for o seu caso, procure uma câmera que tenha o maior zoom óptico possível e zoom digital razoável.

Quando usar o zoom

Mesmo tendo uma câmera com zoom poderoso, deixe a função de lado sempre que puder. O zoom dificulta a estabilização de imagens, o que pode resultar em fotografias borradas, principalmente em ambientes com baixa iluminação.

Deixe o sistema de aproximação da câmera para situações de real necessidade, quando você não consegue se aproximar do objeto a ser fotografado. Em imagens mais simples, como fotos de seus amigos ou registros de festas, prefira dar alguns passos para frente antes de realizar o registro, principalmente se o forte de seu equipamento for mesmo o zoom digital. Assim, você garante imagens com mais qualidade e sem distorções.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.