Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nubank libera reserva de compra de títulos BDRs às vésperas de abertura na Bolsa

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Novembro de 2021 às 14h20

Link copiado!

Divulgação/Nubank
Divulgação/Nubank

Com estreia nas bolsas de valores de Nova York (Nyse) e de São Paulo (B3) marcada para 9 de dezembro, o Nubank já permite a reserva de recibos de depósito brasileiros (Brazilian Depositary Receipts – BDRs). Os títulos podem ser obtidos no app da fintech ou nas plataformas NuInvest até 7 de dezembro. Basta identificar a área de IPO e seguir o passo a passo.

Os BDRs são frações de ações de empresas de uma bolsa de valores estrangeira que podem ser compradas e vendidas na B3. É um investimento que tem comportamento semelhante ao das ações: seu valor sobe e desce de acordo com as oscilações do mercado e a oferta e a demanda dos papéis da empresa.

Continua após a publicidade

O Nubank distribuiu BDRs gratuitamente aos correntistas no programa NuSócios, mas agora é possível também comprar participações na fintech — que estarão disponíveis quando a oferta inicial pública (IPO) de ações acontecer. Aqui no Brasil, os BDRs são a única forma de oferecer participações da fintech. “No caso da Nu Holdings, faremos a dupla listagem: vamos entrar na Nyse e na B3. Para quem investe no Brasil, será preciso comprar BDRs do Nu na B3.”

O Nubank estima que esses títulos vão valer 1/6 de uma ação ordinária de classe A da Nu Holdings. O valor só será definido, no entanto, em 8 de dezembro, um dia antes do lançamento dos BDRs, no momento da precificação, quando a Nu Holdings, a NuInvest e outros assessores financeiros decidirem o preço da ação e do BDR.

Regras diferentes

No programa NuSócios, clientes cadastrados podem receber um BDR de graça, mas ele tem regras próprias e limitações — só pode ser negociado, por exemplo, um ano após a emissão. Para o Nubank, o NuSócios é um programa educacional sobre investimentos. “Nos primeiros 12 meses, desejamos que as pessoas estudem o mercado, entendam os riscos e as oportunidades, e só aí decidam o que fazer com o BDR”, diz post no blog da fintech.

Continua após a publicidade

Os BDRs reservados, por sua vez, não têm relação com o NuSócios. Esses ativos não têm restrição para venda: podem ser negociados normalmente na B3 após o IPO. Diferentemente do título gratuito, porém, talvez seja preciso declará-los no imposto de renda.

O valor mínimo de reserva é R$ 30 e o valor máximo, R$ 300 mil. Além disso, ao fazer a reserva, é possível informar o valor máximo que se pretende pagar por BDR. Ao fim da precificação, se o preço for maior do que o estabelecido pelo cliente, ele não participa do IPO e seu dinheiro é devolvido na conta em até três dias.