Xbox usará blockchain para pagar royalties a parceiros e criadores de conteúdo
Por Ramon de Souza |

A Microsoft usará a tecnologia blockchain de forma inédita para sua marca Xbox. Em parceria com a firma de consultoria corporativa Ernst & Young (EY), a empresa criará um sistema descentralizado para gerenciar e rastrear contratos de royalties de parceiros, criadores de conteúdos, músicos e artistas do ecossistema de jogos, agilizando o pagamento de direitos autorais e tornando tal processo mais transparente.
- Brasil é destaque no desenvolvimento da tecnologia blockchain
- Como funciona o blockchain em servidores tradicionais
- Empresa de blockchain processa YouTube por golpes envolvendo criptomoedas
As duas companhias afirmam que esta será “uma das maiores implementações de um sistema de rastreamento financeiro baseado em blockchain”, integrando inteligência artificial e recursos do Microsoft Azure para digitalização de contratos de forma mais ágil. A rede também será capaz de gerar e integrar extratos e recibos — as famosas invoices — com maior velocidade.
“Blockchains poderiam se tornar a cola que digitaliza integrações entre empresas. Esse lançamento representa outro grande passo nessa direção, estendendo o nível de automação e a compressão do tempo de ciclo até a digitalização do contrato para ter acréscimos financeiros”, afirmou Paul Brody, líder global de blockchain da EY. O sistema foi testado e é capaz de processar duas milhões de transações por dia.
“Neste go-live, geramos com sucesso a primeira rodada de pagamentos de parceiros utilizando blockchain e tecnologia de contrato inteligente. Esta solução expandida ajudará a otimizar os processos financeiros e operacionais com a capacidade de escalar, reduzir a sobrecarga manual pesada e melhorar a experiência dos parceiros de jogos da Microsoft”, complementa Luke Fewel, gerente de operações financeiras da Microsoft.
Fonte: TechRadar