Black Friday será usada por 65,3% dos consumidores para as compras de Natal

Black Friday será usada por 65,3% dos consumidores para as compras de Natal

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 16 de Novembro de 2021 às 23h30
Cardmapr/Unsplash

Na Black Friday 2021, os consumidores devem manter a intenção de comprar online e muitos pretendem antecipar as compras de Natal na data: 65,3% têm esse objetivo. A conclusão é de uma pesquisa do Cuponomia, portal de cupons e cashback, com usuários de sites residentes no Brasil, de 25 de outubro a 10 de novembro.

Em 2020, as vendas online na data movimentaram R$ 4 bilhões, segundo a consultoria Ebit/Nielsen. Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia, destaca que o e-commerce é mais atraente para os compradores. "O consumidor busca maior variedade de produtos, marcas, modelos e a possibilidade de comparação de preços. Por isso, os resultados na internet devem ser ainda melhores em 2021."

Imagem: Reprodução/Pexels/Karolina Grabowska

O levantamento aponta que 69,7% dos consumidores compraram online na data em 2020 e 95,9% têm intenção de comprar novamente neste ano. O público, mais uma vez, é majoritariamente composto por mulheres: 68,8% dos consumidores são do sexo feminino. Na faixa etária, jovens de 26 a 34 anos (30,4%) e de 35 a 45 anos (30,3%) lideram.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vários produtos

O levantamento mostra, ainda, que 27,6% dos consumidores com intenção de comprar na Black Friday 2021 pretendem adquirir mais de quatro produtos. O canal mais utilizado para as compras deve ser novamente o smartphone (74%). Há grande expectativa pelos descontos: 54,6% dos consumidores esperam promoções a partir de 40% na data.

A maioria (38%) dos compradores ainda não decidiu qual será o horário das compras. No ano passado, 26% ficaram acordados de madrugada para garantir as ofertas, mas, em 2021, o percentual deve ser de 16%. Além disso, 17% afirmam que utilizarão o período da manhã, 9,8% a tarde e 19% as primeiras horas da noite.

Muitos clientes não querem esperar o dia 26 de novembro para comprar: 45% já estão de olho em descontos desde o início de novembro e pretendem comprar até a chegada da data. Um dos motivos para essa maior tranquilidade é que muitas marcas fizeram campanhas pré-Black Friday em 2021. Com isso, o consumidor pôde se antecipar para aproveitar as oportunidades em vez de ter de esperar o dia exato para finalizar as compras.

Imagem: Reprodução/Freepik/jcomp

Para o pagamento, o cartão de crédito ainda é o método preferido. De acordo com a pesquisa, 80,7% devem utilizá-lo enquanto 11% vão optar pelo boleto. Já o sistema de pagamento instantâneo (Pix) deve ser o escolhido por 6,8% dos consumidores.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.