Mais de 87% dos brasileiros querem comprar na Black Friday, aponta pesquisa
Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 12 de Novembro de 2021 às 12h00
A Black Friday deste ano deve ser a mais bem-sucedida até hoje no Brasil. Uma pesquisa a rede social Pelando, que mapeia promoções em lojas online, indica que mais de 87% dos entrevistados pretendem comprar algo na data. Desses, 61% já sabem o que vão comprar e 38% ainda estão indecisos. Mais de 68% dos entrevistados dizem que se programaram com antecedência.
- Comércio móvel global projeta US$ 3,2 trilhões de receita na Black Friday
- Levantamento do JáCotei mostra comportamento de preços antes da Black Friday
- Cash Friday da Méliuz tem até 15% de cashback em vários sites nesta sexta (22)
O investimento médio deve ser entre R$ 1 mil e R$ 2 mil e a maioria (84%) dos entrevistados pretende fazer compras em lojas online. Os outros 16% deles devem utilizar lojas online e físicas. A pesquisa revela, ainda, quais são os quatro principais fatores avaliados na compra:
- Preço bom (68,5%)
- Frete grátis (12%)
- Cupons de desconto (8,8%)
- Confiança na loja (5,6%)
Além disso, o alto custo do frete é eliminatório para 32,4% dos participantes da pesquisa. Em seguida, vêm loja mal avaliada ou desconhecida (28,5%), comentários negativos de outros consumidores (20,6%) e poucas condições de pagamento (8%).
Lojas preferidas
As lojas preferidas pelos consumidores para as compras da Black Friday são Amazon, Americanas e Magazine Luiza. Na lista de desejos, os eletrônicos lideram com 71,4% de intenção de compra. Eles são seguidos por itens de informática (56,9%), celulares e smartphones (38,3%) e eletrodomésticos (33%).
Os produtos mais desejados pelos consumidores são smartphone e notebook. Veja, a seguir, a lista dos 10 mais procurados:
- Celulares e smartphones
- Notebook
- Placa de vídeo
- Roupas
- Smart TV
- Geladeira
- Air fryer
- Cadeira gamer
- Monitor
- Videogame
O levantamento foi realizado em setembro. Participaram da pesquisa mais de 350 consumidores de todo o Brasil.