Mais de 87% dos brasileiros querem comprar na Black Friday, aponta pesquisa

Mais de 87% dos brasileiros querem comprar na Black Friday, aponta pesquisa

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 12 de Novembro de 2021 às 12h00
Pexels/Karolina Grabowska

A Black Friday deste ano deve ser a mais bem-sucedida até hoje no Brasil. Uma pesquisa a rede social Pelando, que mapeia promoções em lojas online, indica que mais de 87% dos entrevistados pretendem comprar algo na data. Desses, 61% já sabem o que vão comprar e 38% ainda estão indecisos. Mais de 68% dos entrevistados dizem que se programaram com antecedência.

O investimento médio deve ser entre R$ 1 mil e R$ 2 mil e a maioria (84%) dos entrevistados pretende fazer compras em lojas online. Os outros 16% deles devem utilizar lojas online e físicas. A pesquisa revela, ainda, quais são os quatro principais fatores avaliados na compra:

  • Preço bom (68,5%)
  • Frete grátis (12%)
  • Cupons de desconto (8,8%)
  • Confiança na loja (5,6%)
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Além disso, o alto custo do frete é eliminatório para 32,4% dos participantes da pesquisa. Em seguida, vêm loja mal avaliada ou desconhecida (28,5%), comentários negativos de outros consumidores (20,6%) e poucas condições de pagamento (8%).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Lojas preferidas

As lojas preferidas pelos consumidores para as compras da Black Friday são Amazon, Americanas e Magazine Luiza. Na lista de desejos, os eletrônicos lideram com 71,4% de intenção de compra. Eles são seguidos por itens de informática (56,9%), celulares e smartphones (38,3%) e eletrodomésticos (33%).

Os produtos mais desejados pelos consumidores são smartphone e notebook. Veja, a seguir, a lista dos 10 mais procurados:

  1. Celulares e smartphones
  2. Notebook
  3. Placa de vídeo
  4. Roupas
  5. Smart TV
  6. Geladeira
  7. Air fryer
  8. Cadeira gamer
  9. Monitor
  10. Videogame

O levantamento foi realizado em setembro. Participaram da pesquisa mais de 350 consumidores de todo o Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.