X-57: avião elétrico da NASA funciona pela primeira vez; veja como foi
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

Não é somente a Embraer que trabalha em um avião elétrico. A NASA também desenvolve seu próprio projeto de aeronave zero emissão, o X-57 Maxwell, um turboélice de pequeno porte pensado para deslocamentos curtos e com boa capacidade de carga. A agência espacial dos EUA, aliás, faz os últimos testes e colocou seu protótipo para funcionar e aferir os limites de voltagem de alguns dos rotores.
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Para realizar esses testes, a NASA espetou o avião em uma fonte de alimentação auxiliar, sem utilizar, de fato, seus motores elétricos. Nesse exercício, a aeronave começou a funcionar e a girar suas hélices, responsáveis não apenas pelo cruzeiro do avião, mas também por gerar energia para demais funções do veículo. O diferencial, porém, é que a agência colocou os motores para atingir a potência máxima e ver o quanto a estrutura aguentava.
O X-57 promete ser um avanço de engenharia e um exemplo de sustentabilidade. Além de ser uma aeronave zero emissão, ela é feita de materiais como fibra de carbono e outros compostos que ajudam na economia de energia. Segundo documentos da NASA, quando pronto, o avião poderá voar a uma velocidade de cruzeiro de 619,2 km/h, com teto operacional de 4.267 metros.
O projeto final prevê que o X-57 terá 12 rotores pequenos e dois grandes nas pontas, totalizando 14 hélices. Para alimentar tudo isso, ele será equipado com uma bateria de íon-lítio de 362,8kgs e capacidade de 69,1 kWh. A autonomia real será de quase uma hora e meia de voo.
Após os testes a NASA espera conseguir a certificação da aeronave junto aos órgãos reguladores. A ideia é que a agência compartilhe o projeto com diversas fabricantes para disseminar a tecnologia da aviação limpa.
Fonte: Composites World, NASA