Avião elétrico da Embraer faz primeiro voo; veja como foi

Avião elétrico da Embraer faz primeiro voo; veja como foi

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 16 de Agosto de 2021 às 12h33
Divulgação/Embraer

A Embraer deu um importante passo rumo à eletrificação das aeronaves. A fabricante brasileira realizou o primeiro voo de teste do seu avião demonstrador elétrico, um modelo adaptado que tem propulsor sem qualquer tipo de combustível fóssil em seu funcionamento. A decolagem foi realizada na pista de testes da empresa, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

O projeto do avião elétrico é feito pela Embraer em parceria com dois importantes players da mobilidade elétrica, a WEG e a EDP. Segundo a fabricante, essa união de forças acelerou o desenvolvimento das tecnologias necessárias para aumentar a eficiência energética de futuras aeronaves a partir do uso e integração de dispositivos elétricos em um sistema de propulsão inovador.

Este projeto de cooperação tecnológica utilizou um sistema motopropulsor elétrico da WEG e um conjunto de baterias financiadas pela EDP que foram integradas em um EMB-203 Ipanema. A aeronave icônica da Embraer se tornou, em 2004, o primeiro avião do mundo certificado e produzido em série para voar com um combustível de fonte renovável — no caso, o etanol.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nas primeiras avaliações em voo tripulado foram analisadas características primárias como potência, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança de operação. O objetivo é demonstrar em condições reais os resultados obtidos em simulação computacional, ensaios em laboratório e integração da tecnologia em solo, que acontecem desde o segundo semestre de 2019.

Em nota, a fabricante afirmou que os resultados dos testes desse avião elétrico permitirão que ela utilize o conhecimento adquirido para a aplicação de tecnologias inovadoras de eletrificação no desenvolvimento de novos produtos alinhados com a busca contínua de um futuro sustentável. Vale lembrar que a Embraer também desenvolve seu eVTOL (veículo elétrico com decolagem vertical), ou carro voador — este focado em operações urbanas.

Fonte: Embraer

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.