Publicidade

Vídeo mostra caça furtivo F-117 em operação após aposentadoria; assista

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Setembro de 2021 às 13h15

Link copiado!

Divulgação/Robert Sullivan/Flickr
Divulgação/Robert Sullivan/Flickr

O Lockheed F-117 Nighthawk é um dos aviões mais legais e emblemáticos de todos os tempos. Utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos para missões furtivas devido à sua tecnologia de camuflagem e alta velocidade, esse modelo está aposentado desde 2008, deixando uma legião de fãs pelo mundo — pelo menos é o que se pensava. Isso porquê algumas unidades da aeronave foram flagradas ainda em operação no Aeroporto Internacional Fresno Yosemite, no centro da Califórnia.

O flagra deixou muitos entusiastas animados, já que outras informações dão conta de que a Força Aérea segue utilizando o F-117 em treinamentos. No vídeo, é possível notar que há o pouso de um dos aviões e que outro passa logo à frente da câmera, no processo de taxiamento no aeroporto. Por ser uma aeronave essencialmente militar e com custos elevados de operação, é óbvia a tese de que eles e seus pilotos estavam trabalhando.

Como já citamos, o F-117 está aposentado há 13 anos e tem um dos designs mais marcantes em toda a história aeroespacial, com pintura bem escura e formato agressivo das asas. Como ele suporta apenas um piloto, suas missões precisam ser bem pensadas, sobretudo para interceptação de outras aeronaves e misseis, como foi amplamente divulgado na Guerra do Golfo, em 1991, exercício mais famoso desse caça.

Continua após a publicidade

Com alcance de 1.720 quilômetros, o F-117 pode voar a uma velocidade máxima de 993 km/h, com teto operacional de 13.716m. O preço unitário desse avião era de US$ 112 milhões.

Fonte: The Aviatonist