Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boeing mostra nova geração do caça F-15 — e ele está espetacular

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Setembro de 2021 às 11h20

Link copiado!

Divulgação/Boeing
Divulgação/Boeing
Tudo sobre Boeing

O Boeing F-15 é um dos aviões militares mais avançados do mundo e a fabricante norte-americana não poupou investimentos para torná-lo ainda melhor. Em apresentação realizada no último dia 25 de agosto, a empresa deu alguns detalhes sobre a aeronave, que recebeu novos controles, aprimoramentos nos sistemas de voo e muito mais. Já há, inclusive, algumas unidades vendidas.

Segundo o pessoal da Aero Magazine, o F-15QA é uma evolução natural do tradicional F-15. Esse novo modelo tem velocidade superior, alcance e carga útil elevadas, além de receber uma nova geração do controle de voo fly-by-wire, aviônica integralmente digital e novos sensores e radares. Seu uso é voltado para missões mais táticas e que exigem alta dirigibilidade e manobras.

A Boeing não revelou quanto custa cada unidade do novo F-15, mas já afirmou que realizou a venda de 36 aeronaves para o governo do Catar, um importante aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio. Para a negociação com o país catare, a aeronave foi rebatizada de F-15QA Ababil, em referência à ave mitológica do Islã. O preço da encomenda desse lote foi de US$ 12 bilhões, com um acordo pré-fixado para a venda de mais 36 unidades no futuro.

Continua após a publicidade

Segundo a Boeing, as aeronaves ficarão alocadas na base aérea de Al Udeid, no Catar, que terá um espaço para a fabricante trabalhar e supervisionar o uso do produto. As primeiras entregas devem ocorrer em 2024.

Fonte: Aero Magazine, Flight Global