Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra avião "resgatando" drone ultrassecreto em pleno voo; assista

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Novembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/DARPA
Divulgação/DARPA

A DARPA, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos, revelou que um avião cargueiro, modelo Hercules C-130, executou com êxito a missão de recuperar um drone ultrassecreto em pleno voo. Um vídeo divulgado pela agência mostrou como o X-61A Gremlins (GAV) foi recuperado, em uma ação antes inédita.

Paul Calhoun, gerente do programa Gremlins no Escritório de Tecnologia Tática (TTO) da DARPA, comemorou o sucesso da missão, que foi realizada em outubro pelo Exército dos Estados Unidos, nos céus da região de Dugway Proving Ground, Utah. “Esta recuperação foi o culminar de anos de trabalho árduo e demonstra a viabilidade de uma recuperação aerotransportada segura e confiável. Essa capacidade provavelmente será crítica para futuras operações aéreas distribuídas”, projetou.

Continua após a publicidade

Como foi o teste

De acordo com o comunicado obtido pelo pessoal do Defense Post, o teste contou com várias fases. Em uma delas, dois pequenos drones realizaram várias formações de vôo, até que o C-130 conseguisse agarrar um deles. Um terceiro drone Gremlins, que também participava dos testes, foi destruído.

"Durante o experimento final, a equipe recondicionou um veículo X-61 e conduziu um segundo voo em 24 horas úteis. Além disso, muitas horas de dados foram coletados em quatro voos, incluindo desempenho do veículo aéreo, interações aerodinâmicas entre a bala de recuperação e o GAV e dinâmica de contato para recuperação aerotransportada. Infelizmente, um GAV foi destruído durante os testes de vôo", divulgou o órgão.
Continua após a publicidade

Os projetos da DARPA preveem que aviões bombardeiros, de carga ou aeronaves menores atuando como naves-mãe possam levar várias cargas, desde sensores de guerra eletrônicas a armamentos de energia direcionada, e até pequenas ogivas. Eles também podem ser lançados de vários tipos de aeronaves militares, mantendo as plataformas tripuladas com segurança, além do alcance das defesas adversárias. Após a recuperação aérea, os GAVs (ou Gremlins) podem ser recondicionados por equipes de solo para prepará-los para outra missão em 24 horas.

Os drones que eles carregam, portanto, voariam para zonas de perigo e conduziriam missões de vigilância, reconhecimento ou guerra eletrônica. Calhoun disse que a agência continuará a colaborar com a Força Aérea para analisar ainda mais todos os dados coletados no teste de voo para determinar os próximos passos para a tecnologia Gremlins.

Continua após a publicidade

"Vamos levar algum tempo para aproveitar o sucesso desta implantação e, em seguida, voltar a trabalhar analisando os dados e determinando as próximas etapas para a tecnologia Gremlins", concluiu.

Fonte: DARPA