Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro avião elétrico comercial conclui voo inaugural de teste

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Setembro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/ Eviation Aircraft
Divulgação/ Eviation Aircraft

A Eviation Aircraft anunciou que o primeiro voo do Alice, seu avião elétrico, foi concluído com enorme sucesso. Segundo a empresa, o exercício foi realizado no Grant County International Airport, localizado no estado de Washinigton, nos Estados Unidos, e durou somente 8 minutos.

Segundo a fabricante, esse teste mais curto foi somente para testar a potência dos motores elétricos magni650, desenvolvidos pela magniX. Os propulsores são os mais potentes e avançados do segmento zero emissão em atividade no mundo atualmente, pelo menos até que a Airbus e a Boeingcomecem a atuar nessa área com mais presença.

O Alice foi desenvolvido para atuar em rotas de até 400km de distância, substituindo, muitas vezes, viagens de ônibus e vans, só que com muito mais conforto, eficiência energética, luxo e velocidade. Além disso, as viagens prometem ser bem mais silenciosas, graças aos propulsores eletrificados.

Continua após a publicidade
"Hoje embarcamos na nova era da aviação – eletrificamos os céus com sucesso com o inesquecível primeiro voo do Alice. As pessoas agora sabem como é a aviação acessível, limpa e sustentável pela primeira vez em uma aeronave totalmente elétrica de asa fixa. Este marco inovador levará a inovação em viagens aéreas sustentáveis e moldará as viagens de passageiros e de carga no futuro", disse Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation.

Os motores da aeronave, aliás, têm 870cv cada e podem atingir velocidades de até 463 km/h. Segundo dados informados pela Eviation, a carga útil paga (payload, no jargão da aviação) é de pouco mais de 1.000kgs, suficiente para levar até 11 passageiros na versão executiva.

Segundo a Eviation, já existem encomendas para o Alice, que está preparado para atender mais de 30 cidades nos Estados Unidos e Caribe.

Continua após a publicidade