Publicidade

Primeiro jato elétrico do mundo fará voo inaugural em breve

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Janeiro de 2022 às 20h20

Link copiado!

Divulgação/ Eviation Aircraft
Divulgação/ Eviation Aircraft

O Alice, jato executivo elétrico desenvolvido pela Eviation, está próximo de realizar seu primeiro voo de teste. Segundo a fabricante, as avaliações em solo com os motores em funcionamento já foram concluídas, e restam apenas os eventos de decolagem e pouso controlados.

Anunciado em 2019, o Alice é o avião elétrico mais avançado em termos de projeto e construção, mas existem outros modelos prestes a chegar nesse ponto, como o eFlyer 800, que tem capacidades bem parecidas com o modelo da Eviation.

O Alice é um jato executivo projetado para viagens curtas, de até 800 quilômetros, um ótimo alcance para empresas focadas em transportes regionais. Além disso, seu teto operacional é de até 9 quilômetros de altitude, o que o coloca em uma posição confortável em meio aos jatos executivos convencionais.

Continua após a publicidade

Segundo a Eviation, sua capacidade máxima é de 11 pessoas, sendo duas delas tripulantes. O peso máximo de decolagem é de pouco mais de 7 mil quilos e a velocidade de cruzeiro é de 400 km/h, alcançada graças aos rotores MagniX de 870cv cada.

Não foram divulgados valores do Alice, mas já existem empresas com ordens de compra firmadas, como a DHL, uma das maiores companhias de logística do planeta.

Continua após a publicidade

O voo inaugural do Alice deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2022.

Fonte: Aeromagazine