Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro voo comercial com avião elétrico é feito com sucesso

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Agosto de 2022 às 11h40

Link copiado!

Divulgação/ Harbour Air
Divulgação/ Harbour Air

A Harbour Air, companhia aérea regional do Canadá especializada em hidroaviões, acaba de fazer história: foi a primeira empresa no mundo a realizar um voo com uma aeronave comercial elétrica de uma base à outra, mesmo que em caráter de teste. O exercício aconteceu na semana passada, com trecho entre o terminal base da empresa no Rio Fraser e o aeroporto de Vancouver, localizado em Victoria Bay.

Segundo a companhia, a aeronave utilizada foi um De Havilland Beaver 100% adaptado com motores elétricos de 750cv e que já estava em testes desde 2019. O exercício foi de 72km de voo em 24 minutos, com o avião ainda mantendo boa parte de sua capacidade de bateria.

Os motores elétricos utilizados no Beaver são de desenvolvimento da MagniX, empresa especializada em propulsores desse tipo e que está trabalhando junto com a Harbour Air para adaptar essa aeronave para o tipo de trabalho necessário. Os números de velocidade máxima e teto operacional, por exemplo, ainda não são definitivos.

Continua após a publicidade

A ideia da empresa, a mais conhecida do ramo de transporte aéreo sobre rios, é de que seus trajetos durem até 30 minutos, o ideal para esse tipo de aeronave. O modelo adaptado De Havilland Beaver terá configurações que podem ir de 6 a 16 passageiros, dependendo da rota.

"Estou animado em informar que este voo histórico no ePlane foi exatamente como planejado. Nossa equipe, está sempre monitorando de perto o desempenho da aeronave e o voo de hoje provou ainda mais a segurança e a confiabilidade do que construímos", disse Kory Paul, vice-presidente de operações de voo da Harbour Air e um dos pilotos de teste da empresa, em comunicado oficial.

A expectativa da Harbour Air é de aumentar a frota exponencialmente após o início das operações comerciais com seus aviões elétricos. Não há previsão, porém, para o início dos trabalhos oficialmente.