Top Gun: Maverick | Conheça o avião da Embraer usado no filme

Top Gun: Maverick | Conheça o avião da Embraer usado no filme

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 02 de Junho de 2022 às 14h00
T. Jerkson/Flickr/CC

Depois de conhecer os caças que aparecem em Top Gun: Maverick, chegou a hora de dar uma olhada mais aprofundada em um avião da Embraer que também teve seus “minutos de fama” na trama. Estamos falando do jato Phenom 300.

Ao contrário do caça russo Sukhoi Su-57, do clássico P-51 Mustang e das outras aeronaves que aparecem nas cenas de ação, o Phenom 300 fez parte da megaprodução no famoso “behind the scenes” (por trás das câmeras, em bom português). Neste caso, literalmente.

O avião da Embraer foi escolhido pela produtora Team5 Aerial Systems para ter uma câmera de alta resolução instalada em seu “nariz” e, com isso, fazer imagens 360º do porta-aviões USS Abraham Lincoln. É da câmera instalada no Phenom 300 que saem as imagens de aproximação e decolagem do navio, como as compartilhadas no Instagram pelo coordenador Kevin La Rossa II.

“O Phenom foi escolhido para qualquer operação estendida sobre a água, missões de alcance estendido ou sequência complexa que precisava da flexibilidade de transportar dois Shotover F1 ao mesmo tempo com diferentes capacidades de lente”, comentou o coordenador, ao site The Drive, justificando a escolha pelo modelo.

Como é o avião da Embraer utilizado em Top Gun?

O Phenom 300 é um avião executivo que já participou de outras “aventuras” para as telas. Antes de ser escolhido para fazer parte da produção de Top Gun: Maverick, ele foi utilizado nas filmagens de Inspiration4: Viagem Estelar, série produzida pela Netflix para exibir, em forma de documentário, a preparação e o lançamento da missão SpaceX.

Phenom 300, que participou do filme Top Gun, é um dos aviões mais populares da Embraer (Imagem: Glass Cockpit Aviation/Flickr/CC)

“Força, suavidade, capacidade. Seu nariz atraente é imediatamente reconhecível. Asas baixas e varridas com winglets fazem uma chegada poderosa, e seu impressionante design cria uma grande entrada dramática. Com uma dominante presença, diferente de qualquer outro, o Phenom 300 é uma verdadeira força. A atração é inegável. E o sentimento, absolutamente inesquecível”, diz a Embraer.

Segundo a fabricante, o avião que participou de Top Gun: Maverick foi o primeiro single-pilot, ou seja, para apenas um ocupante, a atingir a velocidade Mach 0,80 (equivalente a 987,8 km/h). Ela também é considerada a primeira e única aeronave executiva para um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista.

Para participar das filmagens do novo filme com Tom Cruise, o avião da Embraer passou por algumas modificações. Além de receber dois suportes de câmera Shotover F1 de seis eixos, foi colocado um sistema de controle e estabilização compatível com câmeras de cinema digital de ponta, como as oferecidas pelo fabricante de câmeras RED.

Dentro do jato, as modificações foram necessárias para acoplar todo o equipamento para controlar e coordenar os sistemas de câmeras durante as filmagens aéreas.

Fonte: Engelsjk, The Drive e Aeromagazine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.