Qual a altura máxima que um avião ou helicóptero pode voar?

Qual a altura máxima que um avião ou helicóptero pode voar?

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 01 de Abril de 2022 às 09h00
Sangga Rima Roman Selia/Unsplash/CC

Será mesmo que o dito popular “o céu é o limite” é real quando aplicado à altura máxima que um avião ou helicóptero pode voar? Para responder a essa pergunta, antes, é necessário esclarecer alguns pontos importantes.

Para início de conversa, temos que entender que cada avião possui um tipo de estrutura e de motor diferentes. Isso implica, na prática, que, dependendo do modelo da aeronave, a altura máxima que ela conseguirá voar será diferente.

O mesmo princípio se aplica ao helicóptero. A altura máxima que pode ser atingida por um helicóptero comercial não é a mesma de um helicóptero de combate, como os que infelizmente estamos acostumados a ver em uso na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Agora que fizemos essa importante introdução, vamos entrar mais a fundo no assunto sobre qual a altura máxima que um avião ou helicóptero pode voar.

Altura máxima que um avião pode voar depende de vários fatores (Imagem: Sangga Rima Roman Selia/Unsplash/CC)

Altura máxima de voo dos aviões

Alguns aviões monomotores, como os do modelo Ipanema, da Embraer, muito úteis nos campos da agricultura, são capazes de atingir até 938 metros de altura em seus voos. Esta, aliás, é uma das menores no ramo da aviação.

Já para modelos como o Cessna Caravan, dotados de turboélice monomotor, a altura de cruzeiro costuma ser de 3.048 metros, mas a altitude operacional, de acordo com a fabricante, é de 7.620 metros.

Outros modelos de avião, como os turboélices bimotores, que têm cabine pressurizada (ATR 72-600), voam, no máximo, a 6.096 metros do chão.

Em relação aos jatos comerciais como os da Embraer, Airbus e Boeing, a altura máxima que o avião pode voar é bem maior. Ela pode variar entre 10.972 e 12.192 metros, de acordo com as especificações de cada fabricante.

Aviões supersônicos podem voar a quase 20.000 metros de altitude (Imagem: Simon Hurry/Unsplash/CC)

O número é ainda mais impressionante se pegarmos a altura máxima que um jato supersônico, como o Concorde, pode alcançar. Este tipo de avião pode voar a até 18.288 metros, equivalente a 60 mil pés.

Vale lembrar que, quanto mais alto um avião voar, mais longe ele ficará das nuvens. E o que isso significa? Que ele estará menos sujeito às chuvas e trovoadas (literalmente), a famosa e incômoda turbulência.

Para fechar o capítulo sobre qual a altura máxima que um avião pode voar, uma curiosidade. Em 1977, um supersônico militar soviético modificado, chamado MIG-25 Foxbat, estabeleceu um recorde na aviação ao atingir 37 mil metros de altura.

Altura máxima de voo dos helicópteros

Em relação à altura máxima que um helicóptero pode voar, a resposta também depende do modelo e da marca da aeronave. Ao contrário do que fizemos ao falar sobre os aviões, no entanto, vamos iniciar a sessão pela curiosidade.

A que altura máxima um helicóptero pode voar? Depende do modelo e do fabricante (Imagem: Andrew Palmer/Unsplash/CC)

A altura máxima de voo alcançada por um helicóptero até hoje foi de 12.442 metros. O autor da façanha foi o francês Jean Bule, mas a “brincadeira” quase se tornou tragédia, já que o motor do seu SA 315B congelou a uma temperatura de -60ºC.

O modelo em questão, como a maioria dos helicópteros, aliás, tem sua aerodinâmica projetada para voar a, no máximo, 6.000 metros de altura. Ao mais que dobrar o número, o ousado francês só escapou da morte graças à perícia que teve para pousar a máquina sem maiores danos.

Em relação aos helicópteros de combate, como os russos Mi-26, Ka-50 e Ka-52, o número é bem variável. O primeiro chega a atingir 6.500 metros de altura facilmente em seus voos, enquanto os demais chegam a 5.700 metros. O AN-64 Apache, um dos melhores helicópteros militares dos Estados Unidos, alcança 6.400 metros.

Com informações: Tilt, Internetoteka e Superinteressante

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.