Publicidade

Quais são os aviões executivos da Embraer?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Embraer
Divulgação/Embraer

A Embraer é reconhecida por ser uma das principais fabricantes de jatos executivos do mundo e tem em seu portfólio aviões que fazem enorme sucesso não somente no Brasil, mas em mais de 70 países ao redor do globo.

A variedade no “cardápio aéreo” da Embraer faz os aviões executivos da empresa brasileira atenderem às mais diversificadas necessidades dos empresários.

O catálogo conta com 8 modelos, desde o Phenom 100, menor e mais barato produzido, até o Lineage 1000E, colossal aeronave executiva avaliada em quase R$ 300 milhões.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Conheça a seguir todos os aviões executivos da Embraer produzidos desde 2005, data em que a empresa brasileira inaugurou esse lucrativo braço de negócios. E boa viagem.

Phenom 100

O primeiro da lista de aviões executivos da Embraer é o Phenom 100. O modelo está no mercado desde 2008 e faz parte da categoria very light jet (jato muito leve, na tradução para o português).

Segundo a Embraer, o Phenom 100 é “a porta de entrada para a experiência na aviação executiva, trazendo a inovação do século 21 para um jato da categoria Entry-Level”.

O Phenom 100 mede 12,82 metros de comprimento por 4,35 m de altura e tem 12,3 metros de envergadura. Há versões projetadas para 1 ou 2 pilotos, com capacidade variável entre 4 e 6 passageiros, dependendo da disposição interior.

Phenom 300E

Continua após a publicidade

Como já vimos aqui no Canaltech, o Phenom 300, que a partir de 2020 passou a ser chamado de 300E por conta de atualizações, é um dos aviões executivos mais vendidos do mundo.

Rotulado pela Embraer como “o jato que está na lista de desejos de todo piloto”, o Phenom 300E é um bimotor leve que tem 15,6 metros de comprimento, 15,9 metros de envergadura e capacidade para carregar entre 7 e 10 passageiros.

O jato executivo colocado à venda pela Americanas para pagar dívidas é capaz de alcançar velocidades de até mach 0,8, equivalente a até 847 km/h. Segundo dados da Embraer, o Phenom 300 pode voar por até 3.650 quilômetros de distância sem precisar parar para reabastecer.

Continua após a publicidade

Praetor 500

O Praetor 500 é, de acordo com a Embraer, “o jato executivo de porte médio mais disruptivo e tecnologicamente avançado do mundo”. Esse avião executivo é, na verdade, uma variante do Legacy 450, que citaremos logo mais.

A principal característica do Praetor 500 é a excelente autonomia de voo, que permite percorrer longos trajetos (até 6.019 quilômetros, segundo a fabricante) sem a necessidade de paradas para reabastecimento.

Continua após a publicidade

Praetor 600

O Praetor 600 é uma espécie de “irmão” mais robusto do 500. A autonomia declarada de mais um excelente modelo entre os aviões executivos da Embraer é de 7.215 quilômetros por tanque.

A distância sem abastecimento seria suficiente para cobrir uma viagem de São Paulo a Miami, nos Estados Unidos, ou de Londres, na Inglaterra, a Dubai, nos Emirados Árabes, sem a necessidade de realizar escalas.

Continua após a publicidade

Legacy 450

Abrindo a outra “família” de aviões executivos da Embraer temos o Legacy 450. O jato é dotado de controles de voo totalmente digitais, boa autonomia (5.378 quilômetros) e muito conforto para os passageiros.

Todas as quatro poltronas localizadas na parte frontal da cabine são reclináveis e, com isso, oferecem a possibilidade de serem transformadas em leitos. O Legacy 450 tem capacidade para levar entre 7 e 9 passageiros.

Continua após a publicidade

Legacy 500

O Legacy 500 tem cockpit de última geração, com sistemas de controle de voo 100% digitais (fly-by-wire) e o que há de mais moderno em aviônicos. Tudo para aumentar a comodidade e a segurança dos passageiros e da tripulação.

Esse avião executivo permite transportar até 12 passageiros e pode voar até 5.788 quilômetros sem parar. Isso significa que é possível voar de São Paulo a Dakar, no Senegal, em uma única “perna”.

Continua após a publicidade

Legacy 650E

A Embraer confia tanto na qualidade do Legacy 650E que oferece a quem comprar um de seus aviões executivos uma inédita garantia de 10 anos ou 10.000 horas de voo para, segundo a empresa, “fazer seu negócio decolar”.

O Legacy 650E pode voar de São Paulo a Miami sem escalas (como o Praetor 600) graças ao alcance de 7.223 quilômetros por tanque, praticamente idêntico ao encontrado no outro jato da marca.

Em termos de conforto e conectividade, ele é superior, pois oferece entretenimento de última geração e conectividade com internet a bordo.

Continua após a publicidade

Lineage 1000E

Fechando a lista de aviões executivos da Embraer está o Lineage 1000E. E não é exagero afirmar que esse jato é o maior e mais impressionante entre os produzidos pela empresa brasileira. Em todos os sentidos.

O Lineage 1000E comporta até 19 passageiros por voo e tem 5 zonas de cabine que, de acordo com a Embraer, “oferecem espaço para servir refeições refinadas, proporcionar entretenimento, trabalhar ou descansar tranquilamente para que você chegue revigorado, como se tivesse acabado de sair de casa”.

Continua após a publicidade

Além de uma cabine controlada eletronicamente por meio de um iPad, o avião executivo oferece vídeo e áudio em alta definição e um Media Center capaz de conectar até mesmo videogames.

Como não poderia deixar de ser, o alcance do Lineage 1000E também é impressionante: 8.519 quilômetros, o suficiente para fazer uma viagem entre São Paulo e Madri, na Espanha, sem precisar reabastecer. Colossal, não?