Publicidade

Quais são os aviões comerciais da Embraer?

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Junho de 2023 às 11h30

Link copiado!

Divulgação/Embraer
Divulgação/Embraer

Aviões militares, jatos executivos e aeronaves comerciais. A lista de opções que a Embraer tem à disposição de seus clientes espalhados pelos quatro cantos do mundo é enorme. Não a toa, todos seguem padrões de excelência internacional e são muito bem conceituados dentro e fora do país.

Depois de mostrarmos quais os principais jatos executivos e aeronaves militares que fazem parte do portfólio da Empresa Brasileira de Aviação, chegou a hora de elencarmos quais são os aviões comerciais da Embraer.

São muitas opções, quase todas voltadas para o transporte de passageiros. Há, também, dois cargueiros entre as opções listadas atualmente no site da Embraer, ambos da família E-Jet: o E190F e o E195F.

Continua após a publicidade

Estes aviões se diferem apenas pelo tamanho e são apresentados pela empresa brasileira como as melhores opções para quem precisa de um transporte aéreo rápido e eficiente, pois “têm total flexibilidade para se adaptar às mudanças nas tendências do mercado”.

“Os E-Jets convertidos para carga carregam palete padrão para facilitar o carregamento. As aeronaves têm um custo por viagem no mínimo 20% menor do que os jatos maiores, o que significa que podem acessar mercados menores de forma mais econômica”, diz a Embraer.

Continua após a publicidade

Aviões comerciais da Embraer

Os demais aviões comerciais da Embraer fazem parte de duas famílias distintas: a E-Jet, formada por quatro modelos; e a ERJ, que também tem 4 aeronaves sob sua asa (com o perdão do trocadilho).

E-Jet

A divisão E-Jet da Embraer tem 4 aviões comerciais diferentes, definidos da seguinte maneira pela empresa:

Continua após a publicidade
  • E170: Aeronave projetada para “redefinir a aviação regional”. Oferece mais espaço e conforto.
  • E175: Geração mais evoluída do E-170, é um dos aviões executivos mais modernos da Embraer. A aeronave tem assentos flexíveis, para que possam se adaptar à demanda, e apresenta melhor desempenho com mais economia.
  • E190: Oferece ainda mais espaço aos ocupantes, graças ao seu corredor único. Pode ser utilizado em rotas curtas ou de médio alcance.
  • E195: “Revolucionou o modelo de jato regional”, segundo a Embraer, pois alia eficiência, conforto e desempenho com o máximo de economia.
Continua após a publicidade


ERJ

A divisão ERJ também conta com 4 tipos diferentes de aviões comerciais, assim descritos pela Embraer em seu site oficial.

  • ERJ135: “Durável e confiável”, esse avião comercial da Embraer oferece desempenho, velocidade e economia, e é ideal para “abrir novas rotas”.
  • ERJ140: Segundo a Embraer, o ERJ140 oferece “a mesma eficiência” do modelo anterior, mas com mais assentos e maior autonomia de voo.
Continua após a publicidade
  • ERJ145: Maior avião comercial da família ERJ, o ERJ145 tem 20 anos de serviços prestados e impressionantes 26 milhões de horas de voo por 36 companhias aéreas de 26 países diferentes. Por tudo isso, a Embraer o classifica como “uma lenda comprovada nas pistas”.
  • ERJ145XR: Fechando a lista de aviões comerciais da Embraer temos o ERJ145XR. Segundo a fabricante, o alcance de voo de 2.000 milhas náuticas, equivalente a 3.704 km, é o grande destaque dessa aeronave que chega a alcançar velocidades de até mach 0,80 — 987,8 km/h.