Quais foram os acidentes aéreos mais fatais dos últimos anos? Veja lista
Por Danielle Cassita • Editado por Jones Oliveira |

Os aviões são tão seguros que acidentes aéreos são extremamente raros. Entretanto, quanto estes eventos acontecem, resultam em grandes tragédias e deixam dezenas de vítimas.
- Janela ou corredor: qual lugar do avião é mais seguro contra doenças?
- Turbulência pode quebrar as asas do avião?
Acidentes aéreos rendem desfechos tão devastadores que há quem se pergunte se tais eventos vêm correndo com mais frequência — e, se este for seu caso, saiba que a resposta é um sonoro “não”.
Segundo uma análise da BBC de voos nos Estados Unidos e no restante do mundo, a quantidade de acidentes aéreos nas últimas décadas vem diminuindo. Mesmo assim, vale recordar alguns dos acidentes mais fatais registrados nos últimos anos:
1. Colisão aérea nos EUA
Logo no início de 2025, um jato da American Airlines colidiu com um helicóptero Black Hawk, do exército norte-americano.
As aeronaves caíram no rio Potomac, perto do aeroporto Ronald Reagan Washington. O acidente deixou 60 mortos.
2. Acidente aéreo na Coreia do Sul
Em 2024, o voo 7C2216 partiu do aeroporto de Suvarnabhumi, perto de Bangkok, rumo ao Aeroporto Internacional Muan, na Coreia do Sul. Todos os passageiros e tripulantes morreram, marcando este como o acidente mais fatal da aeronáutica sul-coreana.
As investigações do acidente mostraram que uma ave atingiu um dos motores do avião quando a aeronave se aproximava da pista.
3. Acidente com aeronave Embraer
Também em 2024, um avião da Azerbaijan Airlines caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, e deixou 38 mortos.
Segundo Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, o acidente foi resultado de disparos acidentais da Rússia, que não confirmou a autoria de tais ataques.
Leia também:
- Por que os aviões não voam sobre o Oceano Pacífico?
- Por que a chuva não impede o funcionamento dos motores a jato de um avião?
Vídeo: Aviões que são à prova de radar!