Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Janela ou corredor: qual lugar do avião é mais seguro contra doenças?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Janeiro de 2023 às 18h00

Link copiado!

Iakobchuk/envato
Iakobchuk/envato

Qual lugar do avião é mais seguro contra doenças? Com a ascensão da pandemia, muitos cuidados passaram a acompanhar a experiência de um voo, como o uso de máscaras e o isolamento social. Mas mesmo no que diz respeito a outras doenças além da covid-19, como a gripe, o lugar onde se senta pode trazer riscos maiores ou menores de contágio.

A orientação dos especialistas é que se busque sentar sempre no assento da janela, uma vez que tem uma exposição menor ao fluxo de pessoas que passam pelos corredores.

Antes da pandemia, um estudo conduzido pela Emory University alegou que a maioria dos passageiros de um avião tem apenas 3% de chance de ser infectada pela gripe por outro passageiro. No entanto, esse número aumenta muito dentro dessa zona infecciosa, que é definida como sentar a menos de um metro de distância de um passageiro doente. Se você estiver nesse ponto específico, o risco de doença aumenta para 80%.

Continua após a publicidade

De acordo com os pesquisadores por trás desse estudo, o assento da janela é o local mais seguro porque é o mais isolado que se encontrar (além daquelas mini cabines ultraluxuosas de primeira classe). Isso ocorre porque há apenas um passageiro ao seu lado, e afasta do corredor onde a tripulação e outros passageiros podem passar com frequência.

Na pesquisa em questão, que contou com 1500 passageiros de 10 voos internacionais diferentes, aqueles que se sentaram no lugar do corredor tiveram 64 "contatos" com outros passageiros durante um voo, o assento do meio garantiu 58 contatos, e o assento da janela apenas 12. Assim, para evitar o contágio de alguma doença em um avião, o mais indicado é ficar longe do corredor!

Fonte: Travel + Leisure