Publicidade

Helicóptero da Airbus faz primeiro voo abastecido somente com óleo de cozinha

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Junho de 2022 às 16h35

Link copiado!

Divulgação/ Airbus
Divulgação/ Airbus

A Airbus deu um passo histórico rumo à aviação com menos emissões de CO². A gigante europeia realizou o primeiro voo do helicóptero H225 abastecido somente com o combustível de aviação sustentável (SAF), que tem como base o óleo de cozinha reciclado.

O exercício com o H225 é o segundo que a Airbus realiza com helicópteros. Em 2021, a empresa já havia testado o mesmo modelo de aeronave, mas com uma porcentagem menor de SAF para os motores Makila 2. O próximo passo, segundo a fabricante, é testar o combustível em outros tipos de helicópteros.

Continua após a publicidade
"Este voo com SAF alimentando os motores duplos do H225 é um marco importante para a indústria de helicópteros. Isso marca uma nova etapa em nossa jornada para certificar o uso de 100% SAF em nossos helicópteros, fato que significaria uma redução de até 90% apenas nas emissões de CO2", disse Stefan Thome, vice-presidente executivo de engenharia e chefe técnico da Helicópteros Airbus.

O objetivo da Airbus é de certificar seus helicópteros para o uso de 100% de SAF até 2030. Atualmente, as aeronaves, sejam elas de asas rotativas ou aviões, já possuem autorização para o uso de 50% desse combustível, sempre misturando com o querosene.

Segundo a fabricante, o SAF não atrapalha o desempenho e consegue diminuir as emissões de 50 a 75%, dependendo do voo.