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Depois de testar em aviões, Airbus abastece helicóptero com óleo de cozinha

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Novembro de 2021 às 20h50

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Divulgação/ADDICTIVE_STOCK/Envato
Divulgação/ADDICTIVE_STOCK/Envato

A Airbus segue firme em seu propósito de ser uma empresa neutra em emissão de carbono e segue em testes para inserir cada vez mais o combustível de aviação renovável, conhecido como SAF. Depois de testar em aviões, a gigante europeia agora fez exercícios com um de seus helicópteros, o Airbus H255, o primeiro a ser abastecido com derivados de óleo de cozinha e ácidos graxos.

O voo aconteceu em Marignane, cidade francesa que abriga uma das sedes da Airbus, no último dia 10 de novembro. No local, a empresa pode aferir os níveis de consumo e emissão da mistura que abasteceu o helicóptero, mas com toda a segurança. Mesmo que todas as aeronaves fabricadas pelos europeus sejam certificadas para utilizarem o SAF misturado com querosene, a opção nos testes foi de colocar apenas a quantidade suficiente para um dos motores desse veículo, mas sem misturas.

"Embora todos os helicópteros Airbus sejam certificados para voar com uma mistura de até 50% de SAF misturado com querosene, a ambição de nossa empresa é ter seus helicópteros certificados para voar com 100% de SAF dentro de uma década. O voo de hoje é um primeiro passo importante em direção a esse objetivo", disse Stefan Thome, vice-presidente executivo de engenharia e diretor técnico da Airbus Helicopters, em comunicado.

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Segundo a Airbus, os resultados foram expressivos. O helicóptero de teste H225 voou com um SAF não misturado derivado de óleo de cozinha usado fornecido pela empresa TotalEnergies, que oferece uma redução líquida de 90% de CO² em comparação com o combustível de aviação normal, o querosene puro derivado do petróleo.

Para impulsionar a implantação de biocombustíveis, a Airbus Helicopters lançou um grupo de usuários de SAF dedicado à comunidade de asas rotativas, sempre muito engajada dentro do universo da aviação. A empresa também começou a usar o combustível sustentável para treinamento e voos de teste em suas unidades na França e na Alemanha.

Fonte: AeroMagazine, Airbus