Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fim de uma era: Boeing 747 tem sua última unidade produzida

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Dezembro de 2022 às 20h30

Link copiado!

Divulgação/ Boeing
Divulgação/ Boeing
Tudo sobre Boeing

A Boeing divulgou imagens do último Boeing 747-8 fabricado na história. O avião, já pronto e com a fuselagem sem pintura, foi fotografado na planta de Everett, Washington, ao norte de Seattle, e caminha para ser entregue ao seu cliente, ainda desconhecido, mas que pagou a quantia de US$ 418,4 milhões pela aeronave.

Lançado em 1969, o Boeing 747 foi, por muito tempo, o maior avião comercial do mundo, até a chegada do Airbus A380, este já aposentado e que durou pouquíssimo tempo em produção devido aos altos custos. Mais "amigável", o Jumbo também foi muito utilizado como aeronave de carga e com propósitos militares.

Atualmente, o Boeing 747-8 é a versão mais avançada da aeronave. Com 76,25m de comprimento, envergadura de 68,5m e peso máximo de 447.696kg, o Jumbo segue como um dos aviões mais versáteis já projetados em todos os tempos, mas, com o avanço da tecnologia e o aumento dos custos, outros modelos tornaram-se mais vantajosos. Sua velocidade máxima é de 915 km/h e o alcance máximo é de 15 mil km graças aos seus quatro motores alocados abaixo das asas.

Continua após a publicidade
"Por mais de meio século, dezenas de milhares de funcionários dedicados da Boeing projetaram e construíram este magnífico avião que realmente mudou o mundo. Estamos orgulhosos de que este avião continue a voar pelo mundo nos próximos anos", disse Kim Smith, vice-presidente e gerente geral da Boeing, Programas 747 e 767.

Com o fim da produção do 747, o maior avião de fabricação da Boeing no momento é o Boeing 777, que vai ganhar uma versão mais moderna em breve. O wide body é um dos aviões mais elogiados por pilotos de todo o mundo e deve travar uma briga boa com o também moderno Airbus A350 XWB.