Caças F-39 Gripen são incorporados à frota da FAB
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A FAB (Força Aérea Brasileira) iniciou os testes com os novos caças F-39 Gripen em abril de 2022 e, agora, após cerimônia oficial realizada na Base Aérea de Anápolis, incorporou definitivamente as aeronaves de última geração à frota do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) - Esquadrão Jaguar.
A solenidade serviu para reforçar o que a FAB já havia rotulado de “nova era” da Defesa Aérea nacional. O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, exaltou o salto operacional que a incorporação dos dois primeiros caças F-39 Gripen darão à frota.
“Preparar a Base Aérea de Anápolis levou de seis a oito anos, visto que essa aeronave exige uma infraestrutura diferente dos aviões que nós operávamos até hoje. A partir de agora, o Brasil aumenta e muito sua capacidade de defesa e de manutenção da nossa soberania nacional, que é a principal missão da Força Aérea”.
Miccael Johansson, presidente e CEO da Saab, empresa sueca responsável pela fabricação dos caças, também esteve presente no evento e, assim como o militar, enalteceu o ganho que as Forças Armadas do Brasil terão a partir de agora com a presença de F-39 Gripen na defesa aérea do País.
“Os novos caças Gripen elevarão a segurança a um novo patamar. O Brasil tem, agora, um dos caças mais avançados do mundo”, assegurou.
Como é o F-39 Gripen?
A ideia da FAB ao adquirir os caças F-39 Gripen é começar a substituir gradativamente as aeronaves F-5M e A-1M, diminuindo os custos de operação e ampliando o potencial de defesa. E o que o F-39 Gripen tem de tão especial? O presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, explicou.
“De fato, o Gripen é um diferencial. A aeronave é um game changer quando empregada em um cenário operacional com a junção de outras ferramentas, como os mísseis IRIS-T e Meteor, tornando, nesse contexto, a Força Aérea Brasileira ainda mais bem equipada”.
A FAB ainda reforçou que o F-39 Gripen conta com um sistema completo de combate e foi projetada para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas.