Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quantos mísseis um caça pode carregar?

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Fevereiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

Força Aérea dos Estados Unidos
Força Aérea dos Estados Unidos

Você já deve ter visto inúmeras notícias aqui no Canaltech sobre a indústria bélica, um setor que abriga alguns dos equipamentos mais avançados do mundo em termos de tecnologia. Parte desse segmento é composto pelas aeronaves de combate, sejam elas helicópteros, drones ou caças.

Os caças são aeronaves importantíssimas para os combates e exercícios de guerra. Ágeis, versáteis e com boa capacidade de armamento, esses aviões podem solucionar diversos problemas para suas respectivas aeronáuticas, independentemente do tipo de incursão realizada.

O armamento dos caças pode ser bem variado, mas a maioria possui metralhadoras, canhões e, claro, os mísseis, a munição potencialmente mais destrutiva. Essas aeronaves são capazes de carregar toneladas de armamentos, já que os exercícios podem durar horas.

Continua após a publicidade

Mas você já parou para pensar quantos mísseis um caça pode carregar? A resposta é: depende.

Quantos mísseis um caça pode carregar?

Antes de respondermos à pergunta, é necessário entender que os caças são equipados em solo e, evidentemente, a depender do modelo, pode levar horas para isso ser feito. Os mísseis são ogivas muito sensíveis e que precisam de um ótimo armazenamento, bem seguro e controlado, para que não seja danificado ou venha a explodir.

Continua após a publicidade

Sendo assim, saiba que a maioria dos caças em operação na atualidade pode carregar até dois mísseis de potencial destrutivo elevado e longo alcance, embora haja modelos capazes de levar muito mais, dependendo do tamanho. Os mísseis ar-ar (aqueles que servem para abater outras aeronaves) são menores, portanto mais fáceis de serem transportados.

Um dos melhores exemplos de caças atuais é o F-15X, fabricado pela Boeing. Esse exemplar, que é de quinta geração, pode armazenar justamente 22 mísseis ar-ar. Para efeito de comparação, o caça F-15SA, projetado para a Arábia Saudita, pode levar somente 10.

Continua após a publicidade

Já o caça J-20, aeronave de quinta geração da China, tem capacidade média para seis mísseis, sendo dois para curto alcance, dois para médio e dois para longo. O F-22, também dos Estados Unidos, mas fabricado pela Lockheed Martin, tem capacidade para oito mísseis, sendo dois ar-ar de curto alcance e seis de médio a longo alcance.

Com informações: Blog Hangar, Aeroflap, Sputnik News