Quantos mísseis um caça pode carregar?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Você já deve ter visto inúmeras notícias aqui no Canaltech sobre a indústria bélica, um setor que abriga alguns dos equipamentos mais avançados do mundo em termos de tecnologia. Parte desse segmento é composto pelas aeronaves de combate, sejam elas helicópteros, drones ou caças.
- Vídeo impressionante mostra queda de caça F-35C em porta-aviões
- Qual a velocidade mínima para um avião poder voar?
Os caças são aeronaves importantíssimas para os combates e exercícios de guerra. Ágeis, versáteis e com boa capacidade de armamento, esses aviões podem solucionar diversos problemas para suas respectivas aeronáuticas, independentemente do tipo de incursão realizada.
O armamento dos caças pode ser bem variado, mas a maioria possui metralhadoras, canhões e, claro, os mísseis, a munição potencialmente mais destrutiva. Essas aeronaves são capazes de carregar toneladas de armamentos, já que os exercícios podem durar horas.
Mas você já parou para pensar quantos mísseis um caça pode carregar? A resposta é: depende.
Quantos mísseis um caça pode carregar?
Antes de respondermos à pergunta, é necessário entender que os caças são equipados em solo e, evidentemente, a depender do modelo, pode levar horas para isso ser feito. Os mísseis são ogivas muito sensíveis e que precisam de um ótimo armazenamento, bem seguro e controlado, para que não seja danificado ou venha a explodir.
Sendo assim, saiba que a maioria dos caças em operação na atualidade pode carregar até dois mísseis de potencial destrutivo elevado e longo alcance, embora haja modelos capazes de levar muito mais, dependendo do tamanho. Os mísseis ar-ar (aqueles que servem para abater outras aeronaves) são menores, portanto mais fáceis de serem transportados.
Um dos melhores exemplos de caças atuais é o F-15X, fabricado pela Boeing. Esse exemplar, que é de quinta geração, pode armazenar justamente 22 mísseis ar-ar. Para efeito de comparação, o caça F-15SA, projetado para a Arábia Saudita, pode levar somente 10.
Já o caça J-20, aeronave de quinta geração da China, tem capacidade média para seis mísseis, sendo dois para curto alcance, dois para médio e dois para longo. O F-22, também dos Estados Unidos, mas fabricado pela Lockheed Martin, tem capacidade para oito mísseis, sendo dois ar-ar de curto alcance e seis de médio a longo alcance.
Com informações: Blog Hangar, Aeroflap, Sputnik News