Publicidade

Conheça o Checkmate, novo caça russo voltado para missões furtivas

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Julho de 2021 às 12h50

Link copiado!

Reprodução/YouTube/Sukhoi
Reprodução/YouTube/Sukhoi

A Rússia quer voltar ao mercado de aeronaves de combate e já prepara um grande lançamento para os próximos anos. A famosa fabricante local Sukhoi, responsável por diversos projetos e modelos no período da União Soviética, "mostrou" nesta semana o protótipo do Checkmate, seu mais novo caça leve, que deve ter como principal característica a aptidão por missões furtivas. Imagens vazadas mostraram um pouco do que será visto no Moscow Air Show em alguns dias.

Segundo a estatal russa Rostec, responsável pela Sukhoi, a aeronave será a quinta geração de modelos furtivos. Com capacidade para voar com velocidade duas vezes maior do que a do som, ele terá diversas inovações em relação aos modelos anteriores da fabricante, como novas entradas de ar e tecnologias de camuflagem, bem como o design, que apresenta cor cinza e nariz levemente apontado para baixo.

Ainda sobre a fuselagem, é possível notar que o compartimento de armas é bem escondido e as superfícies de controle possuem formato em "V", o que ajuda em missões de espionagem e monitoramento. Com essas melhorias, o Checkmate pode refletir e espalhar as ondas de radares inimigos, bem como a luz do sol. Entretanto, segundo especialistas, manobras como "entradas de queixo" e mergulhos podem fazer com que a aeronave perca velocidade.

Continua após a publicidade

A ideia do governo russo é que esse novo modelo da Sukhoi seja voltado para exportação e não consumo interno. A Rússia está há algum tempo sem realizar novos negócios militares e vê com o Checkmate uma grande oportunidade. A aeronave, porém, ainda é um protótipo e carece de mais informações sobre seu funcionamento e detalhes técnicos. Isso, porém, deve ser solucionado no Moscow Air Show, que começa na sexta-feira, dia 23 de julho. 

Vale lembrar que o Checkmate ainda não teve sua produção confirmada pelo governo da Rússia. Uma apresentação online poderá ser acompanhada por meio do site oficial da fabricante. 

Continua após a publicidade

Fonte: Forbes, Reuters