Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avião supersônico silencioso da NASA, X-59 está ainda mais perto da "estreia"

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Lockheed Martin
Divulgação/Lockheed Martin
Tudo sobre NASA

A NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) vem trabalhando há algum tempo, em conjunto com as equipes da General Electric Aviation e da Lockheed Martin Skunk Works, no desenvolvimento de um motor supersônico e silencioso para equipar o avião X-59. E agora ele ficou pronto para o primeiro teste.

Segundo um vídeo divulgado pela própria Lockheed Martin em seu perfil no Twitter, o propulsor teve um “encaixe perfeito” e está em vias de entrar na fase de finalização de montagens e de preparação para os testes de solo, antes de ser efetivamente entregue à agência espacial estadunidense.

Continua após a publicidade

A ideia da NASA ao iniciar o projeto Low-Boom Flight Demonstration, rebatizado em maio de 2022 como Quesst (sigla para "Quiet SuperSonic Technology"), era desenvolver aeronaves com capacidade de quebrar a barreira do som sem o incômodo sonic boom, ou estampido sônico, em bom português. E a missão foi bem-sucedida, conforme resumiu Ray Castner, responsável da NASA pelo desempenho e propulsão para o X-59, após a instalação do motor.

“A instalação do motor é o culminar de anos do projeto e do planejamento das equipes da NASA, Lockheed Martin e General Electric Aviation. Estou impressionado e orgulhoso desta equipe que passou os últimos meses desenvolvendo os principais procedimentos, o que permitiu uma instalação tranquila“.

Quando será a “estreia” do X-59?

Agora que o motor do X-59 foi instalado com êxito, a curiosidade é sobre quando, efetivamente, o X-59 fará seu voo inaugural. A programação da NASA é que o primeiro teste ocorra já em 2023, com a chamada validação acústica.

Continua após a publicidade

Nesta etapa em específico, o objetivo é provar que o supersônico é realmente silencioso, portanto, apto para voar sobre cidades e campos sem causar problemas. Esse teste se resumirá a um sobrevoo pelo Armstrong Flight Research Center da NASA, na cidade de Edwards, Califórnia.

Se for realizado com sucesso, terá início a etapa 3, que prevê voos sobre diversas cidades dos Estados Unidos entre 2024 e 2026, com a coleta de dados da população desses locais (ainda não revelados) para entender o que as pessoas pensam sobre o som do X-59 e se ele é realmente menos danoso do que o de um avião supersônico comum.

A missão está prevista para ser concluída em 2027 e, de acordo com a Lockheed Martin, esse avanço será fundamental para a aviação, pois abrirá as portas para um mercado global totalmente novo, “permitindo que os passageiros viajem para qualquer lugar do mundo na metade do tempo que levam hoje”.