Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia x Ucrânia: Aeroporto do maior avião do mundo é atacado; conheça o Antonov

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Fevereiro de 2022 às 19h40

Link copiado!

Marquise de Photographie/Unsplash
Marquise de Photographie/Unsplash

A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada com uma série de ataques na madrugada de quinta-feira (24), atingiu a “casa” do Antonov 225 Mriya, o maior avião comercial do mundo.

O Aeroporto de Gostomel, também conhecido como Aeroporto Internacional de Hostomel, fica na região noroeste de Kiev, capital da Ucrânia, e faz parte dos alvos definidos como estratégicos pelo exército russo para minar o poderio rival.

Continua após a publicidade

As informações a respeito dos efeitos do ataque ao aeroporto são as mais variadas possíveis nas redes sociais. Alguns garantem que o Antonov 255 Mriya foi completamente destruído durante os bombardeios, enquanto outras fontes afirmam que o maior avião comercial do mundo permaneceu intacto.

Uma destas fontes é justamente o piloto-chefe da Antonov Airlines, Dmytro Antonov. Ele publicou em suas redes sociais que “o Myra está inteiro” e ainda desejou sorte às Forças Armadas ucranianas.

Continua após a publicidade

Como é o Antonov 225 Mriya - AN-255

Enquanto as informações oficiais sobre as condições do Antonov 225 Mriya não são divulgadas, que tal conhecer um pouco mais sobre o maior avião comercial do mundo? Por exemplo: você sabia que ele já deu as caras aqui no Brasil?

A passagem dele aconteceu em novembro de 2016, e a missão foi carregar um gerador de 150 toneladas para o Chile. Ele chegou ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e depois deu uma “esticadinha” até o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, local onde foi devidamente carregado antes de partir para o Chile.

Continua após a publicidade

A presença do Antonov 225 Mriya no Brasil chamou a atenção — e não foi à toa. Afinal, segundo informações oficiais da Antonov, o gigantesco avião tem 84 metros de comprimento, 18,2 metros de altura e 88,4 metros de envergadura. Além disso, suas asas ocupam uma área de 905 m².

Originalmente desenvolvido para transportar o foguete transportador Energiya e o ônibus espacial Buran entre instalações espaciais na antiga União Soviética, o maior avião comercial do mundo tem capacidade máxima de carga de 250 mil quilos e fez seu primeiro voo em 21 de dezembro de 1988.

O início das operações comerciais do Antonov 225 Mriya, que em ucraniano significa “sonho”, aconteceu em 2001 e, desde então, ele vem operando voos em todo o mundo, transportando cargas como transformadores elétricos e geradores móveis de energia, além de auxiliar operações humanitárias e de manutenção da paz em todo o mundo.

Continua após a publicidade

Segundo o fabricante, a vida útil da aeronave foi estendida, o que significa que o AN-225 permanecerá em operação até pelo menos 2033. Claro, se for confirmado que ele realmente permanece intacto após o bombardeio da Rússia contra sua “casa”, o Aeroporto de Gostomel.

Com informações: Antonov, AeroIn, Aero Magazine e Cavok