Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube testa tradução de comentários com apenas um clique

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Agosto de 2021 às 15h29

Link copiado!

NordWood Themes/Unsplash
NordWood Themes/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube testa levar as habilidades de tradução do Google também para os comentários de vídeos. Assinantes da versão Premium da plataforma de streaming podem ativar a função, atualmente disponível em versão experimental, para conferir as adaptações feitas pelo Google Tradutor.

Não espere milagres: a tradução aqui tem uma análise contextual bem limitada, então é incapaz de "bater" o teor do vídeo com as opiniões dadas pelos usuários. Por isso, as adaptações podem parecer um tanto imprecisas, ainda mais se o texto contar com gírias em excesso.

Continua após a publicidade

Se o recurso for ativado na página de recursos experimentais do YouTube, sempre que detectar um comentário em língua diferente da configurada como padrão no app, o sistema apresentará um botão com o logo do Google Tradutor. Ao clicar sobre ele, o usuário confere a versão adaptada e, a partir do botão “ver original”, pode consultar a fala antes da modificação.

Como é um experimento, o Google disponibiliza canais para receber o feedback de usuários. É interessante colaborar com a companhia, já que o teste massivo é importante para prever como a ferramenta se comportará nas mãos do público geral.

Não deve ser exclusivo para assinantes

Os testes com o tradutor de comentários acontecerão até o dia 9 de setembro deste ano e não há informações do que acontecerá após essa data. É pouco provável, entretanto, que a função siga exclusiva de usuários YouTube Premium, então, todos devem ter acesso a ela em algum momento do futuro.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a tradução está disponível somente no app do YouTube para Android e iOS. Para experimentar, você deve entrar na página de recursos experimentais do YouTube, entrar nos testes da adaptação de comentários e conferir se o aplicativo do celular está na última versão disponível — veja na Play Store e App Store. Feito isso, é necessário ir à caça aos comentários em idiomas desconhecidos para encontrar o botão.