YouTube testa limitar ajuste de velocidade dos vídeos ao plano Premium
Por João Melo |

Usuários do YouTube que gostam de acelerar a velocidade de reprodução dos vídeos podem se deparar, em breve, com uma restrição imposta pela plataforma. Isso porque o serviço do Google parece estar testando a possibilidade de liberar esse recurso apenas para assinantes do plano Premium.
- Compras no app e mais formatos do Shorts: o que deve chegar ao YouTube em 2026
- YouTube muda visual nas TVs para melhorar experiência de uso; entenda
Uma publicação feita no Reddit indica que o YouTube está realizando uma espécie de experimento em relação à disponibilização dessa funcionalidade popular. Nesse caso, os usuários estariam sendo divididos em dois grupos de teste.
O usuário identificado como “Background_Solid5886” destacou que, enquanto um dos grupos continua com acesso irrestrito à ferramenta mesmo no plano gratuito, um segundo grupo só consegue utilizar o recurso mediante assinatura da versão paga do serviço.
Na publicação, ele afirmou que conseguiu identificar essa diferenciação por possuir duas contas no YouTube, cada uma incluída em um grupo diferente.
Restrição a outros recursos no YouTube
Uma imagem anexada por “Background_Solid5886” à publicação no Reddit indica que a opção de acelerar a reprodução dos vídeos passaria a fazer parte do pacote Premium, ao lado de outros recursos já restritos a assinantes, como:
- YouTube e YouTube Music sem anúncios;
- Possibilidade de baixar vídeos para assistir offline;
- Reprodução de vídeos no YouTube em segundo plano.
Atualmente, o plano Premium do YouTube está disponível a partir de R$ 16,90 por mês para contas brasileiras.
O Canaltech entrou em contato com o Google para obter mais detalhes sobre o teste, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
Leia também:
- YouTube testa nova tela inicial personalizada para cada pessoa
- Qual foi o primeiro vídeo do YouTube?
- Como criar um canal no YouTube | Guia Prático
VÍDEO: Alerta para usuários do YouTube Premium!