YouTube leva tradução de comentários para todos

YouTube leva tradução de comentários para todos

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Setembro de 2021 às 11h09
Szabó Viktor/Pexels

O período experimental da tradução de comentários no YouTube foi muito bem-sucedido, já que o recurso estreou nesta terça-feira (14) para todos os usuários. Agora, impressões, relatos, críticas e piadas feitas pela comunidade em mais de 100 idiomas diferentes poderão ser traduzidos diretamente do espaço para comentar por meio do apertar de um botão.

A funcionalidade foi adicionada à versão mobile da plataforma de streaming de vídeos do Google. Sempre que a língua de um comentário for identificada como diferente do idioma do app, um botão “traduzir para [seu idioma]” aparecerá logo abaixo, semelhante ao padrão do Twitter.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Se o utilizador abre a tradução, pode retornar à versão anterior também com apenas um toque. Na prática, o recurso é bem simples, e contorna a impossibilidade de se selecionar/copiar texto em comentários do app YouTube, que dificultava bastante o processo manual de levar o conteúdo até o Google Tradutor.

É lógico que o recurso não vai ser útil para todo mundo e, assim como a maioria das traduções automatizadas, gírias, abreviações, expressões e outros detalhes culturais da língua são perdidos na adaptação.

Não está claro como a novidade está sendo disponibilizada para todo mundo, mas é provável que seja só uma autorização do servidor. Ainda assim, é bom você verificar se seu aplicativo está atualizado em sua versão mais recente na Play Store e na App Store.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.