YouTube ganha novidade que agiliza o controle de um vídeo em reprodução

YouTube ganha novidade que agiliza o controle de um vídeo em reprodução

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2021 às 13h42
Canaltech/Felipe Freitas

O YouTube começou liberar nesta quarta-feira (1°) a função “Controles de áudio”, uma interface dedicada para ouvir músicas, para assinantes Premium. Visto pela primeira vez em maio deste ano, o novo painel do app tradicional facilita o consumo de todo tipo de conteúdo da plataforma, especialmente clipes de músicas.

Quando habilitados, os controles dedicados tomam toda a área de baixo do vídeo com botões que ficam originalmente espalhados sobre o player de vídeo: reprodução (pausar/iniciar, avançar e retroceder), passar e voltar dez segundos. Além deles, a seção também dá espaço para os botões de “gostei”, “Adicionar à playlist” e controle de velocidade.

Os controles de áudio tomam a tela para dar mais espaço para botões maiores, algo especialmente útil para ouvir músicas (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Para acessar a função nova, o usuário precisa acessar o menu de opções, localizado no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Controles de áudio”. Sair dele é mais fácil: basta apertar no “X” do canto superior direito da seção especial.

YouTube mais útil para músicas

O menu novo é bastante enxuto e, de certa forma, até poderia aproveitar melhor a simplicidade com gestos e opções diferentes — poder gerenciar playlists acessível ao arrastar de baixo para cima, por exemplo. Ainda assim, a interface atende seu propósito de ser uma opção mais simples para ouvir música no app tradicional do YouTube.

Para assinantes YouTube Premium, que não precisam lidar com propagandas, a adição é muito bem-vinda. Só é estranho, porém, se lembrar da existência do YouTube Music, cujo propósito é unicamente consumir conteúdo musical de forma descomplicada.

A distribuição da ferramenta acontece gradativamente no app para Android e iOS, inclusive no Brasil. Por enquanto, essa novidade não foi divulgada como vantagem exclusiva da assinatura YouTube Premium, então ainda há esperança de que ela será disponibilizada para todos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.