Publicidade

YouTube ganha novidade que agiliza o controle de um vídeo em reprodução

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2021 às 13h42

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre YouTube

O YouTube começou liberar nesta quarta-feira (1°) a função “Controles de áudio”, uma interface dedicada para ouvir músicas, para assinantes Premium. Visto pela primeira vez em maio deste ano, o novo painel do app tradicional facilita o consumo de todo tipo de conteúdo da plataforma, especialmente clipes de músicas.

Quando habilitados, os controles dedicados tomam toda a área de baixo do vídeo com botões que ficam originalmente espalhados sobre o player de vídeo: reprodução (pausar/iniciar, avançar e retroceder), passar e voltar dez segundos. Além deles, a seção também dá espaço para os botões de “gostei”, “Adicionar à playlist” e controle de velocidade.

Continua após a publicidade

Para acessar a função nova, o usuário precisa acessar o menu de opções, localizado no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Controles de áudio”. Sair dele é mais fácil: basta apertar no “X” do canto superior direito da seção especial.

YouTube mais útil para músicas

O menu novo é bastante enxuto e, de certa forma, até poderia aproveitar melhor a simplicidade com gestos e opções diferentes — poder gerenciar playlists acessível ao arrastar de baixo para cima, por exemplo. Ainda assim, a interface atende seu propósito de ser uma opção mais simples para ouvir música no app tradicional do YouTube.

Para assinantes YouTube Premium, que não precisam lidar com propagandas, a adição é muito bem-vinda. Só é estranho, porém, se lembrar da existência do YouTube Music, cujo propósito é unicamente consumir conteúdo musical de forma descomplicada.

Continua após a publicidade

A distribuição da ferramenta acontece gradativamente no app para Android e iOS, inclusive no Brasil. Por enquanto, essa novidade não foi divulgada como vantagem exclusiva da assinatura YouTube Premium, então ainda há esperança de que ela será disponibilizada para todos.