YouTube experimenta nova interface na versão web

YouTube experimenta nova interface na versão web

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Junho de 2022 às 14h44
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O YouTube aparentemente experimenta uma nova interface na versão web acessível pelo PC. Um novo visual foi aplicado à página dedicada a vídeos, reorganizando elementos importantes como botão “Inscrever-se”, descrição do conteúdo, seção de comentários e mais.

Considerando os comentários no Reddit, os testes com a nova interface acontecem há quase um mês, mas parecem estar alcançando mais pessoas lentamente. O novo visual não retira ou inclui nenhum recurso novo, mas dá novo local de acesso para seções e botões conhecidos (em alguns casos, causando certo estranhamento).

A primeira coisa que chama a atenção é a nova seção de Descrição, antes exibida junto ao nome, o ícone e o número de inscritos do canal em questão. Agora, o texto está posicionado de forma ainda mais compacta logo abaixo do título do vídeo, ao lado do número de visualizações e data de publicação.

Informações sobre o canal (nome, ícone, total de inscritos e o botão “Inscrever-se” foram aglutinadas numa pequena caixa posicionada abaixo da Descrição. Ao lado, há uma caixa “Comentários”, que apresenta total de interações e uma das respostas.

Problemas da nova interface

Foi a seção de comentários, inclusive, que foi alvo de críticas de usuários no Reddit. Na nova interface, a área é redundante: clicar sobre a nova caixa abre uma caixa com todas as interações ao lado do vídeo, semelhante à interface de transmissões ao vivo; contudo, rolar a tela para baixo também dá acesso às interações, como sempre aconteceu.

Os testes parecem acontecer no modelo A/B (distribuição aleatória), então não há como conferir a nova interface se sua conta não for selecionada pelo Google. Além disso, por ser um experimento, o visual pode passar por reformas antes da estreia definitiva ou nem sequer ser liberada para todos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.