Publicidade

YouTube experimenta nova interface na versão web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Junho de 2022 às 14h44

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O YouTube aparentemente experimenta uma nova interface na versão web acessível pelo PC. Um novo visual foi aplicado à página dedicada a vídeos, reorganizando elementos importantes como botão “Inscrever-se”, descrição do conteúdo, seção de comentários e mais.

Considerando os comentários no Reddit, os testes com a nova interface acontecem há quase um mês, mas parecem estar alcançando mais pessoas lentamente. O novo visual não retira ou inclui nenhum recurso novo, mas dá novo local de acesso para seções e botões conhecidos (em alguns casos, causando certo estranhamento).

Continua após a publicidade

A primeira coisa que chama a atenção é a nova seção de Descrição, antes exibida junto ao nome, o ícone e o número de inscritos do canal em questão. Agora, o texto está posicionado de forma ainda mais compacta logo abaixo do título do vídeo, ao lado do número de visualizações e data de publicação.

Informações sobre o canal (nome, ícone, total de inscritos e o botão “Inscrever-se” foram aglutinadas numa pequena caixa posicionada abaixo da Descrição. Ao lado, há uma caixa “Comentários”, que apresenta total de interações e uma das respostas.

Problemas da nova interface

Foi a seção de comentários, inclusive, que foi alvo de críticas de usuários no Reddit. Na nova interface, a área é redundante: clicar sobre a nova caixa abre uma caixa com todas as interações ao lado do vídeo, semelhante à interface de transmissões ao vivo; contudo, rolar a tela para baixo também dá acesso às interações, como sempre aconteceu.

Continua após a publicidade

Os testes parecem acontecer no modelo A/B (distribuição aleatória), então não há como conferir a nova interface se sua conta não for selecionada pelo Google. Além disso, por ser um experimento, o visual pode passar por reformas antes da estreia definitiva ou nem sequer ser liberada para todos.