Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube expande reações cronometradas com emojis para mais usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Maio de 2022 às 11h11

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre YouTube

O YouTube começou a liberar para mais usuários o sistema de reações com emojis atreladas a momentos de um vídeo. Essa opção interativa foi implantada em caráter experimental há mais de um mês, mas agora parece ter chegado para novas pessoas e mais criadores de conteúdo.

Nesta fase, ainda não está claro quantas pessoas foram contempladas nem se alguma região específica foi escolhida. O que se sabe é que o recurso funciona no aplicativo para Android e iOS, sem distinção, e depende do canal frequentado.

Para saber se você foi sorteado, basta checar o painel flutuante que aparece ao expandir a seção de comentários de um vídeo. Este local deve exibir até quatro emojis, que funcionarão como filtros ao serem tocados e exibirão todas as ocorrências na linha do tempo da reprodução.

Continua após a publicidade

Os emojis são vinculados ao exato momento do vídeo ao qual foram utilizados, o que permite melhor integração de quem assiste uma live gravada. Se o streamer estiver em uma parte assustadora do conteúdo, e você reagir com uma carinha de espanto, os demais poderão associar aquele emoji ao tempo exato do vídeo onde ocorreu.

Reações cronometradas

As “Timed reactions” (ou “Reações cronometradas”, em português) permitem interagir com um vídeo com emojis, incluindo coração (❤️), risada (😂) e celebração de festa (🎉) — o que é bem mais imersivo do que um simples “Gostei” ou “Não gostei”. De forma parecida com o SoundCloud, as figurinhas são colocadas em momentos específicos da linha do tempo do vídeo.

Apesar de mostrar os emojis, não há identificação do autor da reação. O painel exibe apenas o emoji e um contador de quantas vezes foi utilizado durante a reprodução do vídeo. O YouTube disse que pretende mudar as imagens disponíveis conforme o conteúdo, no intuito de oferecer melhores opções para os espectadores.

Continua após a publicidade

Os criadores de conteúdo precisam ter seus vídeos selecionados para o experimento e devem ativar as reações com emojis nas opções. Como de costume, é provável que influenciadores digitais maiores e falantes de inglês sejam contemplados com mais facilidade, afinal eles têm acesso a um público maior.

Esta expansão foi visualizada na versão mais recente do aplicativo do YouTube, portanto é preciso atualizar para experimentar. Mesmo assim, não significa que a sua conta será selecionada, pois as reações cronometradas ainda estão em fase de aprimoramento antes do lançamento oficial. Não há previsão de quando chegará ao app estável nem no Brasil.