Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube exibirá vídeos de saúde de fontes confiáveis com destaque na busca

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Março de 2022 às 14h31

Link copiado!

SAM-RIZ44/Unsplash
SAM-RIZ44/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube lançou dois recursos focados em trazer informações sobre saúde e indicar fontes confiáveis quando tópicos específicos são buscados sobre o tema. O objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso a informações úteis e de qualidade quando procuram por vídeos com respostas.

O primeiro é uma espécie de painel de informações de contexto para os vídeos. O funcionamento é parecido com o que já ocorria em temas como vacinação contra covid-19 e, mais recentemente, em conteúdos da mídia estatal russa. Agora, no entanto, parece se tratar de uma versão mais expandida.

Continua após a publicidade

Abaixo ou acima do vídeo, uma caixa de texto mostra que aquele conteúdo foi produzido por uma entidade de saúde séria e respeitada. Além disso, um link direciona os usuários para ter mais informações sobre o órgão, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou secretarias de saúde.

Se a pessoa pesquisar pelo termo "suicídio", a plataforma exibirá uma opção para ligar para o número 188, telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV). Se quiser saber mais sobre depressão, um texto informativo do hospital Albert Einstein deve trazer mais detalhes sobre a doença e o que fazer para superar o momento difícil.

Vídeos confiáveis primeiro

A segunda mudança é uma espécie de carrossel com vídeos de fontes confiáveis. Antes de exibir o resultado da busca, que pode ser de qualquer youtuber, o site dará preferência para exibir os vídeos verificados. Essa é uma adição que havia desembarcado em julho do ano passado nos Estados Unidos, mas que chega agora para o público brasileiro.

Continua após a publicidade

No exemplo divulgado dá para notar um material do hospital Sírio-Libanês, um dos mais respeitados do Brasil. Esses resultados serão alterados conforme o termo pesquisado e a especialidade de cada órgão ou hospital.

Para identificar quais fontes incluir, a rede de vídeos usou inicialmente um conjunto de princípios desenvolvidos por um painel de especialistas reunido pela National Academy of Medicine (NAM) nos Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde e o NAM recentemente convocaram uma reunião de especialistas interdisciplinares de todo o mundo para revisar e validar os princípios para aplicação global.

Até o momento, apenas organizações de saúde e entidades governamentais credenciadas foram incluídas nos recursos de contexto de saúde. O YouTube garante, contudo, que deve explorar maneiras de ampliar a elegibilidade e incluir outras fontes de saúde, para assim continuar a expandir esses recursos globalmente.

Continua após a publicidade

Fonte: YouTube