Publicidade

YouTube copia 3 recursos da Twitch para fortalecer sua plataforma de lives

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Julho de 2021 às 13h11

Link copiado!

Hello I'm Nik/ Unsplash
Hello I'm Nik/ Unsplash
Tudo sobre YouTube

Embora o YouTube seja usado para realização de transmissões ao vivo, inclusive no cenário de games, é fato que rede não tem nem metade dos recursos que os concorrentes especializados. A rede é bastante conhecida por ter youtubers famosos, mas o mesmo não se pode dizer dos streamers, e isso pode estar prestes a mudar.

  • Google leva o YouTube Shorts para o mundo e acirra competição com TikTok
  • Estudo revela que YouTube recomenda vídeos que violam seus termos de uso
  • Anúncios criminosos no YouTube usam imagem de Elon Musk para roubar criptomoedas

O site de vídeos planeja adicionar à plataforma ao menos três recursos conhecidos da Twitch: criação de clipes, bate-papo exclusivo de assinantes do canal e enquetes ao vivo. A ideia é ampliar a interação com o público nas entradas ao vivo e ajudar no compartilhamento de momentos memoráveis das transmissões.

Continua após a publicidade

A possibilidade de “clipar” vai permitir aos espectadores capturarem trechos das transmissões, com intervalos de cinco a 60 segundos, para compartilhar nas redes sociais ou outros locais. Na Twitch, isso é bastante usado para criar memes e conteúdos com base nas reações dos streamers, por exemplo.

O youtuber que não quiser poderá desativar essa possibilidade nas configurações avançadas do Studio. Vale ressaltar, contudo, que ela só será liberada para quem tiver no mínimo 1.000 inscritos.

Modo para apenas inscritos

Também inspirado na Twitch, o chat exclusivo com os assinantes deve desembarcar nas transmissões do YouTube. Esse modo são permite que os perfis inscritos consigam escrever e interagir com o bate-papo, o que facilita a moderação das transmissões e evita mensagens inconvenientes.

Continua após a publicidade

Pelo que parece, o site de vídeos do Google terá ainda uma opção exclusiva para esse recurso. Será possível definir quanto tempo de casa um assinante deve ter para poder enviar mensagens no chat. No caso de um sorteio, por exemplo, o criador de conteúdo pode estipular como regra que apenas quem tem mais de três meses de inscrito poderá enviar uma mensagem para participar.

Enquetes ao vivo

Como diz o ditado: a voz do povo é a voz de Deus. Embora na vida real isso possa ser uma baita furada, nas transmissões ao vivo a premissa costuma ser levada a sério. Muitos streamers gostam de contar com a opinião dos seus visualizadores para saber o que produzir.

Continua após a publicidade

O YouTube agora vai oferecer essa possibilidade para o criador de conteúdo saber do que o público gosta e ainda incentivar a interação. Obviamente, as enquetes só serão exibidas no momento das transmissões em tempo real, não sendo visíveis caso alguém esteja assistindo ao vídeo após o fim.

Qual outro recurso você sente falta nas streams realizadas pelo YouTube? Acredita que as novidades implementadas podem trazer melhorias para as transmissões? Deixe suas impressões nos comentários abaixo.

Fonte: Google