Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube anuncia contas supervisionadas para crianças e adolescentes

Por| 24 de Fevereiro de 2021 às 21h40

Link copiado!

Victoria Borodinova/Pixabay
Victoria Borodinova/Pixabay
Tudo sobre YouTube

YouTube” e “crianças” sempre foram palavras que, juntas, costumam simbolizar problemas. Afinal, a maior plataforma de vídeos da internet possui muito conteúdo impróprio para os pequenos — mesmo para aqueles que estão acima da idade mínima requerida para a criação de uma conta (13 anos). A companhia tentou resolver essa questão com o YouTube Kids, mas ele é focado demais em conteúdos exageradamente infantis.

Pensando nisso, o serviço anunciou, nesta quarta-feira (24), as contas supervisionadas, que nada mais são do que sua própria aposta em uma tendência já adotada por várias redes sociais. O nome já diz tudo: os tutores poderão criar uma conta para seus filhos e monitorar a sua atividade dentro do YouTube, escolhendo dentre três níveis de conteúdo pré-configurados pela própria plataforma.

O primeiro nível é o “Explore”, para crianças prontas para evoluir do YouTube Kids e que restringe a exibição para conteúdos agradáveis para maiores de nove anos (vlogs, games, clipes musicais, notícias etc.). Em seguida, temos o “Explore More”, apropriado para maiores de 13 anos e que libera transmissões ao vivo. Por fim, o “Most of YouTube” desbloqueia quase todos os vídeos da plataforma, com exceção aos sensíveis.

Continua após a publicidade

“Esta opção foi projetada para pais que acreditam que seus filhos estão prontos para explorar o vasto universo dos vídeos do YouTube. Usaremos uma combinação de feedbacks dos usuários, machine learning e moderação humana para determinar quais vídeos serão incluídos. Sabemos que nossos sistemas vão cometer erros e continuarão a evoluir com o tempo”, explica a companhia.

É interessante ressaltar que, para a criança ou adolescente, nada muda — a interface continuará sendo a tradicional do YouTube que todos nós conhecemos. Por trás das cortinas, porém, os tutores terão acesso ao histórico de vídeos reproduzidos e até mesmo de pesquisas que os baixinhos estão fazendo na plataforma, além de embutir controles parentais do Google Family Link (incluindo tempo máximo de uso do app).

Naturalmente, alguns recursos também são desativados para a segurança do menor de idade. Anúncios personalizados, por exemplo, estão de fora das contas supervisionadas (afinal, isso seria até ilegal por parte do aplicativo). Inicialmente, também não será possível visualizar ou publicar comentários — sabemos que esse campo costuma ser palco para discussões pouco saudáveis e até mesmo para a prática de bullying.

Continua após a publicidade

Não pense, porém, que o YouTube desistiu do Kids: o aplicativo dedicado continuará se expandindo. “Já disponível em mais de 80 países, cerca de 35 milhões de espectadores usam o YouTube Kids todas as semanas. Continuaremos expandindo a disponibilidade do produto, adicionando novos recursos e oferecendo várias novas ferramentas para os pais, como uma opção para os pais selecionarem vídeos e canais específicos do YouTube que eles gostariam que seus filhos explorassem no Kids”, explica a companhia.

As contas supervisionadas ainda estão em fase de teste e não há uma data específica para que o recurso seja disponibilizado abertamente.

Fonte: YouTube Blog