Xiaomi lança HyperOS 3 com notificações dinâmicas e mais; veja o que mudou
Por Bruno De Blasi |

A espera acabou: a Xiaomi revelou as novidades do HyperOS 3 nesta quinta-feira (28). A nova versão do sistema conta com notificações dinâmicas, com a possibilidade de gerenciar ações de apps sem ter que abri-los, mais opções de customização e outras novidades.
- Qual celular Xiaomi tira as melhores fotos? Veja 5 opções por faixa de preço
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar em 2025?
Todas as novidades foram apresentadas ao público chinês, e tendem a ser liberadas nas versões globais dos celulares, tablets e afins da marca em breve.
Com a atualização, os usuários ganham o sistema de notificações dinâmicas, que mostra uma espécie de pílula flutuante com informações importantes de apps em segundo plano. É o caso da bateria dos fones de ouvidos, informações sobre a recarga da bateria e até mesmo a música em reprodução no momento.
Ao tocar na ilha, o aplicativo abre um widget com outros detalhes, similar ao que ocorre em celulares da Samsung e no iPhone. No caso da música, por exemplo, são exibidos controles para pausar ou mudar de trilha.
Dessa forma, você não precisa sair de um app apenas para ver onde está o seu pedido de comida, desligar a lanterna e afins. Basta acessar a ilha, realizar as ações em uma área flutuante e, em seguida, retornar à atividade principal.
Os dispositivos da marca também recebem papéis de parede dinâmicos com IA, a fim de trazer ainda mais imersão nos planos de fundo animados. O sistema é, ainda, baseado no Android 16 e traz uma série de melhorias para otimizar o desempenho, reforçar a segurança e melhorar a conectividade com dispositivos da Apple.
Primeiro na China
O HyperOS 3 será liberado primeiro na China e depois chegará a outros países. A data da estreia global, no entanto, ainda não foi revelada.
Além disso, neste momento, a nova versão está disponível apenas na versão Beta, liberada em fases. Na primeira etapa, a empresa vai liberar a edição experimental para os seguintes aparelhos:
- Xiaomi 15, 15 Pro, 15 Ultra e 15S Pro;
- Redmi K80 Pro e K80 Ultra;
- Xiaomi Pad 7 Pro e 7S Pro 12.5.
A partir de 17 de setembro, a distribuição será expandida para os seguintes produtos:
- Mix Flip 2;
- Redmi K80;
- Xiaomi Pad 7, Pad 7 Ultra e Redmi K Pad;
- Xiaomi TV S Pro Mini Led 2025 Series e S Pro Mini LED Series.
Mais tarde, no dia 30, os seguintes modelos serão atendidos:
- Mix Flip e Fold 4;
- Xiaomi 14, 14 Pro e 14 Ultra;
- Redmi K70, K70 Pro, K70 Ultra e K70E;
- Xiaomi Pad 6S Pro 12.4.
As inscrições do Beta, vale lembrar, foram abertas nesta quarta-feira (27).
Leia mais:
- Onde fica a lixeira do Xiaomi?
- 4 produtos da Xiaomi mais aleatórios que você não sabia que existiam
- 5 celulares Xiaomi com NFC para fazer pagamento por aproximação
VÍDEO: Como remover anúncios em celulares Xiaomi e POCO? Guia atualizado com métodos DNS, AdAway e VPN