Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Widget do Google vai mostrar tempo de tela na home do Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Janeiro de 2022 às 12h42

Link copiado!

(Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
(Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
Tudo sobre Google

O Google pode lançar em breve um widget para um app que monitora o seu uso diário de telas. A ideia é possibilitar que o usuário possa ver na home do celular quanto tempo ficou na frente do TikTok, do Twitter, do Instagram ou de outros aplicativos.

Chamado "Your Screen time" (Seu tempo de tela, em tradução livre), o utilitário foi visto pela primeira vez como parte do código-fonte do Digital Wellbeing (Bem-estar digital, em português). O layout padrão do widget será 2x2 e ele poderá expandido para proporções maiores, o que entregará mais detalhes de informações, ou reduzido para exibir apenas o total de tempo de tela do dia.

Continua após a publicidade

O widget foi projetado conforme as diretrizes do Material You e suporta os temas de cores dinâmicas, portanto o visual dependerá do papel de parede do usuário no Android 12 — com opção de alinhamento ao modo escuro/claro. Cada tonalidade é relativa a um programa específico para ajudar a diferenciar.

Acesso ao tempo de tela na home

Hoje, a única forma de visualizar as estatísticas de uso fica no menu Configurações, mas a opção traz informações mais generalistas. Não há um widget para contabilizar nada disso e o fato de ficar escondido faz com que o usuário não tenha noção cotidiana de quanto tempo passa na frente de um smartphone.

Continua após a publicidade

A Samsung já tem um app bem parecido nos seus telefones que exibe o tempo de tela do dia e o detalhamento dos principais apps utilizados. Há também um widget de cronômetro que revela quanto tempo você ainda tem até atingir o limite diário de uso.

Embora esteja em versão beta, é provável que o novo widget do Bem-estar Digital (Digital Wellbeing) não demore para chegar ao modo estável para a linha de telefones Pixel. Se os demais aparelhos baseados em Android vão receber, aí já é outra história, mas não custa torcer para isso ocorrer.

Fonte: 9to5Google