Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novidade do Google Fotos vai criar "porta-retrato" na tela inicial do Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Julho de 2021 às 12h35

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Em outubro de 2020, o Google Fotos lançou um widget exclusivo para iOS. O complemento permite que você passe pelas suas Memórias (coleções de fotos geradas por inteligência artificial) direto da tela inicial, sem precisar abrir o app. Felizmente para os usuários de Android, o mesmo recurso parece que não demorará a chegar ao sistema do Google.

Códigos da versão 5.49 do Google Fotos revelaram que o widget será implementado em breve, descobriu o site 9to5Google. Ao ser inspecionado, o complemento funciona quase como um porta-retrato para a tela inicial do celular.

Continua após a publicidade

Segundo o veículo, o recurso tem o tamanho padrão 2x2 e pode ser redimensionado até ocupar todos os quadrantes da tela inicial — e a foto contida nele é ajustada para preencher todo o espaço. Centralizado na parte de baixo, a foto é marcada com o mês, dia e ano em que foi tirada.

Se a versão de iOS for o objetivo, é certo que o widget servirá mesmo para visualizar as coleções e memórias direto da tela principal. Não se sabe, porém, qual será o nível de customização da ferramenta — se permitirá fixar uma foto ou se exibirá pequenos vídeos, por exemplo. A adição ainda deve passar por reajustes até a sua implementação final.

Continua após a publicidade

Atualizar para a versão 5.49 não aumentará suas chances de receber a novidade, já que ela não está disponível para o público. Ainda assim, é bom manter o aplicativo atualizado, por isso dê uma vasculhada na Play Store para verificar se há downloads pendentes.

Widgets reforçados no Android

Nesta semana, o Chrome para Android deu sinais de que também receberá um widget até então exclusivo para iOS. A ferramenta, neste caso, seria uma bandeja simples com atalhos para a pesquisa direta no navegador e execução de funções básicas (tal qual abrir uma nova guia).

Continua após a publicidade

As adições sugerem que o Google pretende colocar o Android e o iOS no mesmo patamar em termos de widgets — que, embora tenham sido introduzidos no sistema do robozinho, são bem mais robustos no iPhone. O Android 12 promete, também, colocar ambos os SOs em um mesmo nível, e talvez os aprimoramentos de apps do ecossistema da Gigante das Pesquisas sejam só uma preparação para a atualização.

Não se sabe quando os widgets de Chrome e Google Fotos serão lançados no Android, mas não deve demorar muito para que ao menos novas pistas apareçam nos apps.

Esta matéria foi atualizada para incluir a prévia do widget disponibilizada pelo site 9to5Google.

Fonte: Google, XDA Developers