Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome pode ter novo recurso para facilitar pesquisas no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2021 às 12h45

Link copiado!

Deepanker/Pixabay
Deepanker/Pixabay
Tudo sobre Google

Uma das versões de testes do Chrome para Android ganhou um novo widget para facilitar pesquisas no navegador. A novidade toma forma de um novo widget, intitulado “Quick Action Search”, que toma espaço de um pequeno retângulo na tela principal do celular com atalhos e barra de pesquisa exclusiva.

Dessa vez, quem correu atrás do prejuízo foi o app para Android, que recebeu o mesmo complemento adicionado ao iOS em uma atualização anterior. Ambos são bem parecidos, portanto devem contar com as mesmas funcionalidades.

Continua após a publicidade

A barra superior do widget permite que o usuário insira termos de pesquisa ou um endereço web para ir diretamente ao site desejado. Ainda não há certeza de que o atalho fará a procura utilizando o buscador de preferência (configurado no navegador) ou se optará sempre pelo Google.

Os três primeiros espaços adicionais abaixo do campo ainda estão vazios, mas podem oferecer atalhos rápidos para funções comuns do Chrome — tal qual abrir uma guia anônima, fazer a leitura de QR-Codes ou iniciar uma pesquisa por voz. Não se sabe, porém, qual seria a finalidade do quarto quadrante, mas mudanças no código no repositório Chromium Gerrit sugerem que será um atalho para o famoso Dino Run, popular game que toma a tela do programa quando ele não encontra conexão com a internet.

Se você é usuário do Chrome Canary para Android e iOS, a novidade já deve estar disponível por meio de atualização — veja se há alguma pendência na Play Store ou App Store. O recurso deve ser habilitado no menu Chrome://flags, seção em que estão reunidas todas as adições experimentais. Para ativá-lo, basta inserir Quick Action Search na barra de pesquisas, ligar o widget e reiniciar o navegador.

Continua após a publicidade

Como sempre, vale lembrar que se trata de um recurso ainda em desenvolvimento, portanto sua chegada à versão final é incerta — e, por isso, não há previsão para a sua introdução. Devido ao estado ainda preliminar, o widget do Chrome deve receber ajustes até o lançamento final.

Fonte: Chrome Story