Whoscall no iPhone: como identificar chamadas de telemarketing e golpe

Whoscall no iPhone: como identificar chamadas de telemarketing e golpe

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 22 de Julho de 2021 às 17h50
Foto: Taylor Grote (Unsplash)

Chega de perder tempo com chamadas de robôs, telemarketing, vendas que não te interessam, golpes, trotes, e aquelas ligações que ficam no mudo ou que desligam logo após ser atendida. Além do tempo perdido com o aborrecimento, outro prejuízo é a quebra da sua concentração, principalmente ao ser interrompido durante o trabalho ou no meio de alguma tarefa importante e perder o foco por conta da ligação indesejada.

Para ajudar a evitar esta situação, conheça o app Whoscall, gratuito na App Store do iOS, e com opções de benefício extras com um custo adicional. Ao configurá-lo e ativá-lo em seu iPhone, o app te avisa na tela da chamada se aquele número está cadastrado em sua extensa base de dados - são mais de 100 mil números de telefones registrados.

Caso esteja e se trate de algum golpe, trote, ou outro tipo de inconveniência que não valha a perda do seu tempo ou a quebra da sua concentração, o número é devidamente identificado e aparecerá classificado na tela para que você possa ignorá-lo e voltar imediatamente para sua ocupação.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Dica: caso seja do seu interesse, você pode ativar também a função de silenciar ligações de números desconhecidos, um recurso nativo do próprio iOS (veja como fazer). Com esta função ativada e o app Whoscall ativo em seu iPhone, você evita se distrair com ligações que não sejam do seu interesse.

Veja como configurar e utilizar o app Whoscall para identificar chamadas de telemarketing, golpes e trotes em seu iPhone:

Passo 1: clique neste link da App Store para baixar o aplicativo Whoscall para iOS, ou então procure por ele na App Store do seu iPhone.

Baixe o Whoscall para iOS. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: ao terminar de baixá-lo, clique para abri-lo.

Clique para abrir o app. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: ao abrir o app, a primeira tela vai solicitar que você coloque a região do DDD do seu número de telefone celular.

Selecione o número de DDD da sua região. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: na tela seguinte, uma janela vai se abrir, informando que é preciso ativar algumas configurações nos Ajustes do seu iPhone. Clique para ativar agora.

Clique para ativar agora. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: a tela vai entrar nos Ajustes do seu iPhone, diretamente nas configurações necessárias para a utilização do app. Ative todas as opções.

Ative todos as configurações. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: volte ao app Whoscall e clique para baixar a base de dados do aplicativo, utilizada para a identificação das chamadas recebidas em seu iPhone.

Clique para baixar a base de dados do app. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: aguarde o download completo da base de dados. Não saia desta tela até a conclusão da mesma.

Aguarde o download completo da base de dados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: pronto, com a base de dados baixada, uma janela informativa vai se abrir, explicando como verificar suas chamadas retroativas. Clique em "Entendi" para fechá-la.

Feche a janela informativa. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 9: caso seja do seu interesse, você pode ativar a atualização automática da base de dados. No entanto, esta opção vem com um custo adicional.

A atualização automática vem com um custo adicional. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 10: ao optar por não pagar o custo adicional da atualização automática, tente sempre se lembrar de mantê-la atualizada, pois novos números são diariamente cadastrados na base de dados do aplicativo.

Tente sempre manter a base de dados do app atualizada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 11: para verificar suas chamadas retroativas, abra o app Telefone do seu iPhone e, no menu do rodapé, clique em "Recentes".

Vá em Telefone > Recentes. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 12: desça toda a sua lista de chamadas recentes para verificar as informações retroativas referentes aos números identificados pelo Whoscall.

Verifique a identificação retroativa de suas chamadas recebidas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dentre as opções de classificação das suas ligações recebidas de acordo com a base de dados do Whoscall, pode ser que você localize chamadas que se tratavam de golpe, trote, assédio, telemarketing, cobranças indevidas, propaganda, vendas de algum tipo de serviço, e mais.

Verifique a identificação retroativa de suas chamadas recebidas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Além disso, também há números identificados que ficam no mudo ou que desligam logo depois que você atende: uma total perda de tempo e quebra de concentração.

Verifique a identificação retroativa de suas chamadas recebidas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.