WhatsApp volta a veicular anúncios na aba de Status e acende alerta

WhatsApp volta a veicular anúncios na aba de Status e acende alerta

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Fevereiro de 2022 às 15h20
Imagem: Morad/Envato Elements

Mais uma vez, o WhatsApp usou a própria aba Status para veicular propaganda de um recurso próprio e acendeu um possível alerta de que anúncios estão prestes a chegar à plataforma. Na Índia, usuários relatam encontrar uma nova publicação do perfil oficial da plataforma que promove o uso do sistema de pagamentos do app, WhatsApp Pay.

A publicação não tem nada de muito especial, além de explicar de forma breve como a função de pagamentos do WhatsApp funciona. O recurso foi lançado no Brasil em maio do ano passado.

Publicidade do WhatsApp aparece para todos os usuários na Índia (Imagem: Reprodução/The Tech Portal)

Assim como uma publicação de status oficial feita em janeiro de 2021, o novo post aparece para todos os usuários de uma determinada região — ou seja, mesmo que o perfil do WhatsApp não esteja na lista de contatos, o conteúdo estará lá. A diferença da vez, porém, é um novo botão na parte de baixo do post que, de certa forma, lembra o abandonado “arrasta para cima” dos Stories do Instagram.

Propagandas chegando ao WhatsApp?

Embora posts de status feitos pelo WhatsApp não sejam uma novidade, a publicação pode servir para testar a recepção dos usuários a posts de perfis comerciais. Uma vez que a comunidade se mostre receptiva ou engajada com publicações de contatos inexistentes da agenda pessoal, esse poderia ser um caminho interessante para implementar propagandas.

O novo botão encontrado no app por si só fortalece essa hipótese. Com ele, perfis comerciais poderiam encaminhar usuários para uma página de compra ou oferta num só toque, e ainda extrair métricas a partir da quantidade de visualizações, conversões de views em cliques e por aí vai.

WhatsApp quer monetizar os Status

Desde que foi comprado pela Meta (então Facebook Inc.) em 2014, o WhatsApp avalia formas de monetizar a plataforma de comunicação. Essa tarefa, porém, é extremamente complexa, uma vez que anexar publicidade em conversas pessoais é considerado invasivo e, já que o app não tem nada semelhante aos canais do Telegram, tudo que existe no WhatsApp é conversa pessoal — sejam papos individuais ou grupos.

Em 2020, a plataforma sinalizou que usaria a aba Status para exibir propagandas. Dias depois, foi descoberto por fontes próximas do assunto que o plano de monetizar a seção fora suspenso. Posteriormente, todas as menções às propagandas na aba de posts temporários foram retiradas do app, mostrou o site WABetaInfo.

Desde então, a conversa sobre adição de propagandas no WhatsApp ficou em segundo plano. Contudo, talvez a empresa esteja mais próxima de colocar o plano em prática.

Fonte: The Tech Portal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.