Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp vai permitir escolher a qualidade dos vídeos compartilhados no app

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Julho de 2021 às 09h15

Link copiado!

Imagem: cottonbro/Pexels
Imagem: cottonbro/Pexels
Tudo sobre WhatsApp

Demorou (muito), mas finalmente está em produção: o WhatsApp trabalha em um seletor de qualidade para o envio de vídeos. A opção foi adicionada ao menu de configurações, na seção “Armazenamento e dados”, e ajudaria especialmente quem tem o costume de enviar mídias pelo mensageiro, mas nunca teve certeza de com que qualidade elas chegavam ao celular do destinatário.

As opções foram flagradas em desenvolvimento pelo time do WABetaInfo e não são tão avançadas quanto a seleção de qualidade do YouTube, por exemplo.

Continua após a publicidade

A novidade é composta por três alternativas:

  • Automático (recomendado): o WhatsApp detectará qual o melhor algoritmo de compressão utilizar para o momento;
  • Melhor Qualidade: o mensageiro subirá o conteúdo na melhor qualidade disponível;
  • Economia de dados: os vídeos serão enviados em tamanho reduzido graças aos algoritmos de compressão presentes;

Embora proporcione maior escolha sobre o material, as opções não são muito claras quanto ao processamento de conteúdo. A “melhor qualidade”, por exemplo, deixa dúvidas sobre o envio do vídeo: seria ele na resolução nativa ou ainda sujeito à compressão? O modo automático considerará o tipo de conexão utilizada ou a velocidade da internet atual? Tais dúvidas só devem ser esclarecidas no lançamento.

O Telegram, principal concorrente do mensageiro do Facebook, já conta com as alternativas de qualidade de upload de vídeos desde 2019. Entretanto, o rival consegue ser ainda melhor: você pode escolher diretamente as resoluções (240p, 360p, 480p, 720p ou 1080p) e conferir quantos megabytes serão ocupados pelo vídeo direto da tela de envio.

Continua após a publicidade

Não há previsão para a liberação da ferramenta. Assim como os demais recursos flagrados pelo WABetaInfo, o seletor de qualidade deve dar mais pistas sobre sua existência antes de estrear no canal de testes, para só depois aparecer para o público geral. Por agora, resta torcer para que as opções sejam mais descritivas e sejam disponibilizadas em áreas além do menu de configurações.

Este texto foi atualizado para apresentar funcionalidade semelhante incluída no Telegram.

Fonte: WABetaInfo