Startup carioca cria serviço personalizado de avaliação de empresas por WhatsApp
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |
Uma startup do Rio de Janeiro encontrou no WhatsApp um diferencial para realizar seu serviço de avaliação de empresas. A StartupHero faz o valuation — nome dado ao método que levanta o valor de uma companhia — em um atendimento personalizado no popular app de mensagens.
- O que o "valuation" diz sobre a sua startup?
- Startup usa WhatsApp para ensinar inglês
- Como o plug-in de uma startup israelense pode potencializar vendas via WhatsApp
Funciona assim: após ser procurada por um interessado, a equipe da StartupHero gera um orçamento instantâneo baseado em uma breve descrição do negócio, que é entregue ao cliente por WhatsApp ou e-mail. Se ele aprovar a realização do serviço, o empreendedor preenche um formulário fornecendo mais detalhes, como o setor em que atua, histórico financeiro, ativos e passivos da empresa.
O relatório de valuation é entregue também por WhatsApp, como um arquivo PDF de 25 a 35 páginas após cerca de quatro dias úteis. A StartupHero envia áudio com explicações e comentários sobre a linguagem financeira usada no texto.
“Em quase doze meses de atividade, já foram gerados mais de 200 relatórios de avaliação e 100 pitch decks [apresentação para investidores]”, diz Leonardo Brasil, administrador e sócio-fundador da startup.
Com cerca de seis meses de atividade, a startup diz ter crescido 400% em meio à pandemia de COVID-19. Atende a 60 clientes por mês, de comércios tradicionais a setores de criptomoedas e até serviços de NFT (Tokens Não-Fungíveis, da sigla em inglês).